IPTU Teresina 2020: prefeitura reajusta valor para este ano

Novidades sobre o IPTU Teresina 2020. Nessa terça-feira (14), a prefeitura municipal publicou um decreto informando que o tributo será reajustado em 3,91%. Segundo os gestores, o cálculo foi feito levando em consideração à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – (IPCA-E), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os meses de janeiro a dezembro de 2019.

IPTU Teresina 2020: prefeitura reajusta valor para este ano
IPTU Teresina 2020: prefeitura reajusta valor para este ano

Além disso, foi informado também que a mesma porcentagem será aplicada para a taxa anual de coleta dos resíduos. Os valores começarão a ser pagos a partir do mês de março e se estenderão ao longo do ano.

Leia também: IPTU 2020: em quais propriedades é cobrado o imposto?

Para o IPTU Teresina 2020, o contribuinte que optar pela parcela única será contemplado com uma isenção de 7% no valor total. Para a categoria, o pagamento deverá ser feito até o dia 31 de março sem possibilidade de atrasos.

“As condições de pagamento são as mesmas do ano passado, com a cota única no dia 31 de março, com desconto de 7%. Quem quiser parcelar, a primeira vence também no dia 31 de março, depois em cada final de mês”, explicou Francisco Canindé, secretário de finanças.

Já aqueles que desejarem dividir o imposto, poderão quita-lo em até seis vezes e as datas se estenderão até o mês de setembro.

Boletos e formas de pagamento do IPTU Teresina 2020

A prefeitura informou que os carnês de pagamento começarão a ser entregues via correios, a partir de fevereiro. Entretanto, o contribuinte que desejar poderá consultar as cobranças online, por meio do site da prefeitura.

Para isso, basta entrar no portal do município, selecionar a opção de serviços e impostos, clicar na aba referente ao IPTU e se direcionar até a janela de extratos e pagamentos. Para poder ter acesso a guia, o usuário precisará informar o número de registro do imóvel.

Na sequência terá o boleto disponibilizado para impressão ou pode copiar seu código de barras caso vá encerrar a dívida por meio dos aplicativos bancários.

A gestão municipal informou que ainda não fez um levantamento de quanto imóveis prestarão conta do IPTU Teresina 2020. Entretanto, somente em 2019, foram pagos cerca de R$ 79 milhões, dos mais de 235 mil imóveis residenciais e 29 mil imóveis comerciais.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU Teresina 2020: prefeitura reajusta valor para este ano

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA