Bancos digitais trarão novidades no pagamento de contas

Neste ano, os bancos digitais trarão novidades para os seus clientes. De acordo com a matéria do jornal o Valor, o governo está preparando medidas para facilitar o pagamento de tributos e boletos de serviços públicos para cidadãos e empresas. Usando as fintechs e pequenos bancos para quitar conta de luz, água, telefone, IPTU e IPVA, por exemplo. 

Bancos digitais trarão novidades no pagamento de contas 
Bancos digitais trarão novidades no pagamento de contas

As discussões sobre essas medidas estão no Banco Central (BC), na categoria da Receita Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional. O objetivo é ampliar o acesso das fintechs, banco menores e empresas de cartões aos serviços de recebimento. 

Saiba também: Banco Inter comemora número recorde de correntistas

Atualmente, esses serviços de cobranças e arrecadações estão concentrados nas receitas das principais instituições financeiras do país.

Essa atividade gerou uma receita de R$8,9 bilhões para o Itaú Unibanco, Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa e Santander, os números são referentes a janeiro e setembro do ano de 2019.

Nesta forma atual, quando o cliente quer realizar o pagamento por meios eletrônicos é necessário que os governos ou a empresa tenham convênio com o banco e realizem o pagamento pelo uso do canal. 

Caso contrário, o cliente precisa fazer o saque do dinheiro na sua conta de bancos digitais e ir até um banco credenciado para efetuar o pagamento. 

Mas como a maioria desses bancos detêm as redes de atendimento, o mercado é dominado. 

A proposta busca flexibilizar esse processo e permitir que o cliente consiga realizar o pagamento em qualquer instituição, mesmo não sendo conveniada.

O assunto está em pauta entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) com supervisão do Banco Central (BC). 

O novo modelo, que está em estudo, tem a expectativa de que a forma pela qual as informações da conta são fornecidas ao consumidor tenha mudanças.

Ao invés do banco que detém o convênio gerar o código de barras, como acontece hoje, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) assumiria essa função. 

A proposta é que a Câmara fique responsável por liquidar as operações, atuando na parte tecnológica única com as concessionárias e órgão públicos. Assim, será possível realizar o pagamento em qualquer instituição, até nos bancos digitais. 

De acordo com a fonte do jornal, isso amplia a oferta de serviço aos consumidores, beneficiando bancos menores, pois estarão gerando receitas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!