Banco Pan ocupa alta posição em ranking desastroso 

Nesta quarta-feira (15), o Banco Central (BC) disponibilizou a lista que leva em consideração as queixas contra as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes. O Banco Pan, foi o banco que mais recebeu reclamações no primeiro trimestre do ano passado. 

Banco Pan ocupa alta posição em ranking desastroso 
Banco Pan ocupa alta posição em ranking desastroso

Para ter o resultado, o Banco divide o número de reclamações pelo de clientes da instituição e multiplica por 1 milhão. 

Essa fórmula foi criada pelo BC para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

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O banco BMG ocupa a segunda colocação no ranking, seguido pelo banco Banrisul no número de reclamações. 

A instituição Banco Pan, que é controlada pelo BTG Pactual e pela Caixa Econômica Federal, recebeu 564 reclamações de setembro até dezembro de 2019.  O banco possui mais de 4,45 milhões de clientes. 

O BMG possui 4,74 milhões de clientes e obteve 326 reclamações registradas. Já o Banrisul têm 4,93 milhões de cliente e teve 115 reclamações.

Em outubro do ano passado, no ranking de reclamações no terceiro trimestre o Banco Pan já ocupava a liderança. 

No momento, segundo o BC, BMG e o Bradesco ficaram na segunda e terceira posição, respectivamente.

Em nota enviada ao portal G1, o Banco Pan afirmou que está colocando em prática medidas para realizar melhorias, modernização em seus produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. 

“Foi pioneiro entre os Bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC em Janeiro deste ano para redução do número de reclamações”, afirmou.

A empresa reforçou ainda que está a disposição de todos os seus correntistas e associados por meio de seus canais de atendimento. 

O Banco Banrisul, segundo colocado no ranking afirmou que “todas as demandas registradas no Banco Central, independentemente se classificadas como procedentes ou improcedentes, são tratadas individualmente. As normas internas e procedimentos são revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes.”

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
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