Concurso da Aeronáutica abre inscrições para interessados na carreira militar

Interessados em ingressar na carreira militar podem concorrer às vagas disponíveis para o concurso da Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira (FAB) abre inscrições para Instruções Específicas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), com ingresso marcado para janeiro de 2021.

Concurso da Aeronáutica abre inscrições para interessados na carreira militar
Concurso da Aeronáutica abre inscrições para interessados na carreira militar

O edital de lançamento do concurso da aeronáutica foi divulgado no dia 19 de dezembro. Já as inscrições para os interessados estão abertas desde o último dia 13 de janeiro.

Leia também: Concurso público para professores abriu inscrições em Porto Velho

Ao total, são 156 vagas destinadas para cidadãos brasileiros, de ambos os sexos. Sendo que do total, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.

As oportunidades abertas são para profissionais com ensino médio completo e com atuação nas seguintes especialidades: Eletrônica (BET) Administração (SAD), Enfermagem (SEF), Eletricidade (SEL), Informática (SIN), Laboratório (SLB), Obras (SOB), Pavimentação (SPV), Radiologia (SRD) e Topografia (STP). O Curso Técnico de Nível Médio também torna-se obrigatório em algumas candidaturas.

Os pré-requisitos de seleção estão disponíveis para acesso no edital de publicação do concurso. Nele, estão as condições e as normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no EAGS /2021.

Processo seletivo do concurso obedece critérios e etapas definidas via edital. Elas são: provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados – neste ponto, são cobrados assuntos relativos à especialidade a que concorre o candidato. As provas escritas estão previstas para ocorrer em 26 de abril de 2020.

Ainda há outros testes obrigatórios e de caráter classificatório, como o de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

Os selecionados em todas estas etapas do processo seletivo e, logo depois, de serem  selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), devem realizar a apresentação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).

Data marcada para este procedimento é dia 10 de janeiro de 2021. Na ocasião, o aprovado no concurso da Aeronáutica irá realizar a habilitação para matrícula no curso.

Ao ser inscrito no curso, o selecionado irá realizar todas as etapas correspondentes a sua formação. Quando houver a formatura, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

A distribuição das vagas é definida de acordo com a necessidade da Administração, sendo possível locação em todo o território nacional.

As inscrições seguem abertas até o dia 12 de fevereiro. Os interessados devem acessar o site especialmente desenvolvido para as candidaturas. Nele também é possível retirar todas as dúvidas referentes ao processo seletivo.

É importante destacar que para finalizar a inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 60,00.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!