Interessados em ingressar na carreira militar podem concorrer às vagas disponíveis para o concurso da Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira (FAB) abre inscrições para Instruções Específicas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), com ingresso marcado para janeiro de 2021.
O edital de lançamento do concurso da aeronáutica foi divulgado no dia 19 de dezembro. Já as inscrições para os interessados estão abertas desde o último dia 13 de janeiro.
Leia também: Concurso público para professores abriu inscrições em Porto Velho
Ao total, são 156 vagas destinadas para cidadãos brasileiros, de ambos os sexos. Sendo que do total, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.
As oportunidades abertas são para profissionais com ensino médio completo e com atuação nas seguintes especialidades: Eletrônica (BET) Administração (SAD), Enfermagem (SEF), Eletricidade (SEL), Informática (SIN), Laboratório (SLB), Obras (SOB), Pavimentação (SPV), Radiologia (SRD) e Topografia (STP). O Curso Técnico de Nível Médio também torna-se obrigatório em algumas candidaturas.
Os pré-requisitos de seleção estão disponíveis para acesso no edital de publicação do concurso. Nele, estão as condições e as normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no EAGS /2021.
Processo seletivo do concurso obedece critérios e etapas definidas via edital. Elas são: provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados – neste ponto, são cobrados assuntos relativos à especialidade a que concorre o candidato. As provas escritas estão previstas para ocorrer em 26 de abril de 2020.
Ainda há outros testes obrigatórios e de caráter classificatório, como o de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.
Os selecionados em todas estas etapas do processo seletivo e, logo depois, de serem selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), devem realizar a apresentação na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).
Data marcada para este procedimento é dia 10 de janeiro de 2021. Na ocasião, o aprovado no concurso da Aeronáutica irá realizar a habilitação para matrícula no curso.
Ao ser inscrito no curso, o selecionado irá realizar todas as etapas correspondentes a sua formação. Quando houver a formatura, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
A distribuição das vagas é definida de acordo com a necessidade da Administração, sendo possível locação em todo o território nacional.
As inscrições seguem abertas até o dia 12 de fevereiro. Os interessados devem acessar o site especialmente desenvolvido para as candidaturas. Nele também é possível retirar todas as dúvidas referentes ao processo seletivo.
É importante destacar que para finalizar a inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 60,00.