IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto

Os moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, já podem realizar a consulta do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU Ponta Grossa 2020). A consulta foi liberada a partir desta segunda-feira (13) pela prefeitura.

IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto
IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto

A consulta ao IPTU Ponta Grossa 2020 pode ser realizada pelo Portal do Contribuinte, aqueles que desejarem emitir o boleto precisarão informar o CPF do proprietário ou o cadastro do imóvel. O calendário de pagamento do imposto terá início no dia 10 de março. 

De acordo com a prefeitura, os boletos começarão a ser entregues pelos correios a partir da primeira quinzena do mês de fevereiro. 

Leia também: IPVA e IPTU à vista valem a pena? Entenda

O pagamento pode ser realizado em lotéricas e nos bancos conveniados com a prefeitura como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime e Santander.

Neste ano, o tributo teve um reajuste de 3,31%, de acordo com a reposição da inflação no período. Conforme informações da prefeitura, neste ano os cadastros aumentaram em seis mil, passando de 153 mil para 159 mil.

Após esse aumento nas inscrições, o município espera arrecadar cerca de R$137 milhões com o IPTU Ponta Grossa 2020.

Em entrevista ao portal G1, o secretário de Fazenda, Claúdio Grokoviski, afirmou que esse aumento se deve por conta do aquecimento no mercado imobiliário.

“O aumento no número de cadastros é resultado do aquecimento no mercado imobiliário, com a crescente entrega de novos loteamentos e conjuntos habitacionais. Também pesou a atualização do georreferenciamento que realizamos em 2019″, afirma o secretário.

Os moradores que desejarem realizar o pagamento do IPTU em cota única terão um desconto de 15%, porém só pode ser usado por aqueles que pagaram o imposto em dia em 2019 e realizarem o pagamento até o dia 10 de março. 

Já se o contribuinte quiser parcelar o tributo, ele pode ser feito em dez vezes. Sendo assim, os boletos irão de março a dezembro, as parcelas vencerão todo o dia 20 de cada mês.

Neste ano, os contribuintes que tiverem inadimplentes, terão uma alerta no boleto. O IPTU é cobrado pela prefeitura e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!