IPVA PA 2020 encerra nesta segunda-feira pagamento com desconto

Os proprietários de veículos no Pará devem ficar atentos. Já que nesta segunda-feira (13) acaba o prazo para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PA 2020) com desconto. O fim do prazo é válido para os veículos com as placas finais 41 e 61.

IPVA PA 2020 encerra nesta segunda-feira pagamento com desconto
IPVA PA 2020 encerra nesta segunda-feira pagamento com desconto

De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-PA), os contribuintes podem optar por três formas de pagamento.

Veja também: Perdeu a cota única do IPVA 2020? Veja o que fazer

Uma delas é antecipando o pagamento em cota única, parcelando o imposto em até três vezes, porém sem desconto nenhum. E pagar o imposto integral junto com o licenciamento no Detran. 

Caso o pagamento seja realizado após o licenciamento, serão acrescentados multas e juros.

Os motorista podem contar com três tipos de descontos para liquidar o IPVA PA 2020. Aqueles que não cometeram nenhuma infração de trânsito nos último dois anos podem receber um desconto de até 15%.

Já quem está há um ano sem cometer nenhuma infração de trânsito, pode ter um desconto de 10%. E para outras situações como antecipação de pagamento e outros, o desconto é de 5%.

Os contribuintes que desejarem fazer o pagamento em três parcelas devem observar a data final que se encontra disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado.  

Depois de acessar o site, é só clicar no item “IPVA Antecipação”, realizar a consulta do valor do tributo e emitir o documento de arrecadação, para o pagamento em cota única ou parcelada. 

Assim, os paraenses podem realizar o pagamento nos bancos: Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas.

Se não houver antecipação do recolhimento, o IPVA PA 2020 será pago no boleto de licenciamento anual do Detran. No site do Sefaz, podem realizar o parcelamento de débitos que estão em atraso.

Se o contribuinte não quitar o IPVA, não pode licenciar o seu carro. Além disso, corre o risco de ter o carro apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não quitamento da dívida. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!