Perdeu a cota única do IPVA 2020? Veja o que fazer

As cobranças referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos começaram e devem movimentar bilhões na economia nacional. O tributo é destinado para todos os motoristas que possuam automóveis registrados em seus nomes e deve ser pago anualmente. Os valores variam de acordo com o valor venal (preço de venda) do bem, multiplicado pelas alíquotas. E podem ser pago na cota única do IPVA 2020 ou parcelado.

Perdeu a cota única do IPVA 2020? Veja o que fazer
Perdeu a cota única do IPVA 2020? Veja o que fazer

Entre as possibilidades de pagamento, os contribuintes podem contar com a parcela única. Normalmente, esta oferece descontos exclusivos, reduzindo o valor total do imposto. Entretanto, por ter seu vencimento nas primeiras semanas do ano acaba-se tornando inviável para muitos.

Leia também: IPVA MG 2020: grupo tem direito a isenção do tributo

No caso daqueles que não conseguiram prestar conta da cobrança e desejam quita-las de forma parcelada, uma boa dica é ficar atento aos programas de pontos. Há regiões que oferecem reduções no pagamento por meio da utilização do CPF do titular do carro.

Postos de gasolina, por exemplo, que solicitam o registro do CPF na nota podem resultar no abatimento do valor. Porém, é válido ressaltar que as condições especiais variam de acordo com cada estado que podem ou não fornecer os reajustes.

Outra dica importante para não se atrapalhar com o pagamento do imposto é enquadrar o valor das parcelas dentro do orçamento mensal. Dessa forma, o contribuinte já se organizará financeiramente levando em consideração a taxa de pagamento.

Aqueles que tiverem condições de quitar o imposto de uma vez, mesmo sem reajuste, devem apostar na decisão já se livrando de mais uma cobrança ainda no começo do ano.

Optando pela cota única do IPVA 2020, o proprietário do veículo não correrá o risco de esquecer as datas de pagamento e lidar com as multas e juros ocasionados pelo atraso.

Organização e planejamento na cota única do IPVA 2020

Especialistas em contabilidade reforçam que é preciso, ainda agora no início do ano, criar um planejamento financeiro para poder lidar com a cobrança.

Além do IPVA, o primeiro semestre do ano é conhecido pelo pagamento do IPTU e demais despesas como matrícula e material escolar, entre outras.

Colocar as contas na ponta do lápis ajudará a evitar descontrole financeiro e futuras dores de cabeça.

Antes de pagar qualquer uma das obrigações, é preciso ter em mente os valores que entram e saem da conta, para assim destinar a quantia necessária para cada dívida.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Perdeu a cota única do IPVA 2020? Veja o que fazer

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA