IPVA MG 2020: pagamento tem início nesta segunda-feira

Proprietários de veículos automotivos do estado de Minas Gerais, na região do centro-oeste do país, devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Imposto sob Propriedade de Veículos automotivos, o IPVA MG 2020. O pagamento começa a vencer nesta segunda-feira (13).

IPVA MG 2020: pagamento tem início nesta segunda-feira
IPVA MG 2020: pagamento tem início nesta segunda-feira

Os pagamentos são responsabilidade dos proprietários de veículos que tenham placa final com número 1 e 2. Eles são os primeiros a realizar a quitar o IPVA MG 2020.

Já os demais, seguem com a data final para pagamento obedecendo dois finais de placa por dia, até a sexta-feira (17).

Leia também: IPVA MG 2020: aprenda a consultar boleto para impressão

Nesta modalidade, considerada pagamento único, os interessados obtém desconto de 3% sob o valor total do imposto.

Mas, se ainda preferir, é possível realizar parcelar o IPVA MG 2020 em até três vezes – mas, neste caso não é oferecido abatimento no valor.

Ao liquidar o imposto em dia o proprietário do veículo pode ter benefícios como participação no programa “Bom Pagador”.

Nele, caso haja o pagamento em dia por dois anos consecutivos, o beneficiário irá receber um desconto automático de 3% sobre o valor do IPVA. Este ano, 2.246.055 veículos – 20,62% da frota tributável – receberam o desconto do programa

Para quitar seu imposto, o interessado pode comparecer a um dos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados – Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB. Apenas informando o número do Renavam do veículo.

Ainda é possível obter as guias de pagamento através do site da Secretaria Estadual da Fazenda. No portal o contribuinte também pode conferir a tabela contendo as bases de cálculo e os valores do IPVA.

As consultas também podem ser feitas pelo telefone 155 do LIGMINAS ou no aplicativo MG App, para smartphones e tablets, disponível para baixar gratuitamente nas versões Android e IOS.

Para este ano, a expectativa é arrecadar com o IPVA MG 2020 R$ 6,1 bilhões. Valor leva em consideração os mais de 10 milhões de veículos emplacados até 31 de dezembro do ano passado. Quando comparado a 2019, o valor esperado é superior em 8%, já que a frota teve um aumento de 3,70%.