IPVA MG 2020: aprenda a consultar boleto para impressão

Os motoristas de Minas Gerais devem ficar atentos as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos, IPVA MG 2020. O calendário para a prestação de contas está cada vez mais próximo e terá inicio a partir da próxima semana, especificamente no dia 13. O primeiro pagamento será referente ao valor da parcela única e os boletos já estão disponíveis online.

IPVA MG 2020: aprenda a consultar boleto para impressão
IPVA MG 2020: aprenda a consultar boleto para impressão

Para poder acessá-los, é preciso entrar no site da Sefaz-MG. Por meio do portal, o contribuinte poderá conferir a quantia total, datas de vencimento e também saber se há demais pendências registradas no veículo.

Leia também: IPTU Belo Horizonte 2020: pagamento começa nos próximos dias

O procedimento não exige um cadastro, entretanto solicita que o usuário informe a numeração do Renavam para poder consultar os dados. Confira o passo a passo:

  • Ao abrir a página da Sefaz MG,  direcione-se até o quadro ‘Serviços’ e selecione a opção ‘Pagamento IPVA’;
  • Em seguida, aperte na opção ‘Emissão da guia de pagamento’;
  • Insira as informações solicitadas (número de renavam) para que seja feita a consulta.

Pronto, o boleto do IPVA MG 2020 estará disponível automaticamente e poderá ser pago tanto nas agências bancárias, quanto nos aplicativos das instituições, sendo estas:

  • Banco do Brasil
  • Mais BB (correspondente bancário do BB)
  • Banco Postal (correspondente bancário BB)
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Agências Lotéricas (correspondentes bancários da Caixa)
  • Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil (Sicoob)
  • Mercantil do Brasil

Valor IPVA MG 2020

O cálculo do tributo leva em consideração o valor venal do veículo (preço de venda no mercado) baseado na tabela FIPE. Multiplicado pelas alíquotas que variam de acordo com cada modalidade.

  • 4%: automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla;
  • 3%: caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão;
  • 2%: automóveis, veículos de uso misto e utilitários para transporte público (ex: táxi, escolar);
  • 2%: motocicletas e similares;
  • 1%: veículos de locadoras (pessoa jurídica);
  • 1%: ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.

Segundo o governo municipal, para este ano espera-se uma arrecadação de R$ 5,44 bilhões cobradas de aproximadamente 9,7 milhões de veículos emplacados até 19 de outubro de 2018.

Tabela vencimento do IPVA 2020

Final de placa Cota única/1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 13/01 13/02 13/03
3 e 4 14/01 14/02 16/03
5 e 6 15/01 17/02 17/03
7 e 8 16/01 18/02 18/03
9 e 0 17/01 19/02 19/03

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.