Carnês do IPTU 2020 não chegaram? Saiba o que fazer imediatamente

O mês de janeiro chegou e com ele nova cobranças referentes ao Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020). Trata-se de um tributo destinado aos proprietários de imóveis em todo o território nacional. Seus valores e calendários de pagamento variam de acordo com cada região, entretanto todos permitem uma consulta online para poder obter informações sobre.

Carnês do IPTU 2020 não chegaram? Saiba o que fazer
Carnês do IPTU 2020 não chegaram? Saiba o que fazer

Mesmo sob o envio do boleto para o endereço do imóvel, os governos permitem que os contribuintes consigam acessar os dados do imposto por meio dos sites das prefeituras municipais.

Leia mais: IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!

No portal, é possível emitir a guia de pagamento de cada mês (no caso do parcelamento) ou o carnê único (para quem for encerrar a dívida de uma vez). Cada boleto contará já com suas respectivas datas de vencimento até o fim deste ano.

Passo a passo da consulta do IPTU 2020:

  • Primeiramente, você deve entrar no site da prefeitura do seu município;
  • Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
  • Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
  • Selecione o ano de exercício do imposto;
  • Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, geralmente esse código é exibido em forma de imagem;
  • Por fim, clique em “Consultar”.

Outra possibilidade de informação é presencialmente nas prefeituras. Para isso, o contribuinte deve se dirigir a sede da administração pública portando os documentos que comprovem sua propriedade. O horário de atendimento varia de acordo com cada cidade.

Segunda via do IPTU

No caso daqueles que receberam o boleto em seus endereços, mas perderam a documentação é possível também emitir uma segunda via também pelo portal da prefeitura. O procedimento é basicamente o mesmo, confira um exemplo na cidade do Recife:

  • Acesse o site oficial da prefeitura – IPTU Recife 2020;
  • Clique em “Habitação”
  • Clique em “Imposto e taxas”;
  • Em seguida clique em “IPTU e Taxa de limpeza”;
  • Clique em “IPTU/TRSD”;
  • Por fim, digite o Sequencial (o número e inscrição da sua propriedade) e selecione qual ou quais parcelas você deseja emitir a segunda via do IPTU.

Pronto, depois de informar os dados do imóvel os carnês estarão disponíveis para impressão e download. Para quita-los, basta ir até uma agência bancária ou fornecer o código nos aplicativos das instituições financeiras.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Carnês do IPTU 2020 não chegaram? Saiba o que fazer imediatamente

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA