IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!

A partir de hoje (9), o município da capital cearense está disponibilizando aos moradores o acesso às informações sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana. Referente ao IPTU Fortaleza 2020

IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!
IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!

A consulta pode ser realizada pelos contribuintes no site da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), onde é possível imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao imposto com os códigos de barras.

Veja também: IPTU 2020: quem vai pagar mais caro pelo tributo?

O documento impresso irá conter um código de barra para o pagamento da parcela única e outro para a primeira parcela.

Os contribuintes que optarem por realizar o pagamento em cota única terão três opções de descontos. O percentual de 8% será para aqueles que quitarem até o quinto dia útil de fevereiro.

Já para os que optarem por realizar o pagamento de uma vez, mas no quinto dia útil do mês de março, terão um desconto de até 6%. E o desconto de 4% é para os que realizarem o pagamento do IPTU Fortaleza 2020 em abril. 

Aqueles contribuintes que desejarem parcelar o imposto, terão a opção de dividi-lo em até 11 vezes. Cada uma das parcelas devem ser de R$59,21. 

Os boletos da 2ª e 3ª cota única e da 2ª do parcelamento, devem ser retiradas pelos contribuintes no site. 

No município, o imposto não sofreu nenhum reajuste, a correção foi realizada pelo IPCA-e de 3,91%. 

Ao todo, Fortaleza têm 135.598 imóveis que são isentos do pagamento do imposto, principalmente, os imóveis com o valor venal de até R$72.567,51.

O IPTU Fortaleza 2020 é uma tarifa cobrada pela prefeitura e deve ser paga por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

O valor varia de acordo com a cidade e o valor venal do imóvel, isto é, valor de mercado que consta nos dados da prefeitura. E variam dependendo da localização, infraestrutura, tamanho e etc. 

Os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros pelo período de inadimplência. 

O contribuinte também não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

O nome do proprietário do imóvel será inscrito em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos, poderá ser negada.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA