IPTU 2020: quem vai pagar mais caro pelo tributo?

Os brasileiros já sabem que devem realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020), nos primeiros meses do ano. Já que esse é um dos tributos que são fixos no calendário. Saiba aqui quem irá pagar mais caro pelo imposto. 

IPTU 2020: quem vai pagar mais caro pelo tributo?
IPTU 2020: quem vai pagar mais caro pelo tributo?

O IPTU 2020 é um imposto cobrado pela prefeitura de cada município brasileiro e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

Leia também: IPTU Maringá 2020: pagamento com desconto vai até esse mês

Porém para ter ideia se você irá pagar mais imposto ou menos, é preciso saber de algumas coisas, como por exemplo, a forma de cálculo do imposto.

Dependendo da legislação municipal, são aplicadas alíquotas presentes no código tributário sobre o preço de venda da propriedade. O resultado é a quantia a ser paga de imposto.

Quando o IPTU 2020 fica mais caro

O valor do IPTU varia de acordo com algumas características do imóvel. Pois considera o seu valor de mercado, com base em informações como tamanho, localização, infraestrutura e etc. 

Normalmente, imóveis localizados em capitais e lugares próximos a comércios têm o valor mais caro. Assim como aqueles que têm propriedades maiores também pagam à mais. 

Os moradores devem aproveitar os descontos oferecidos pelos municípios para incentivar que os proprietários realizem o pagamento do tributo de forma antecipada ou até para que isso atraia os contribuintes para quitar essa dívida.

Muitas vezes esses descontos são vantajosos, diminuem a quantia com reduções entre 5% a 20% do total. E fazem com que o proprietário consiga poupar o seu dinheiro ao longo do ano para pagar outras contas. 

Outros contribuintes que terão uma despesa maior com o tributo são os proprietários de imóveis que não realizarem o pagamento do IPTU 2020 no prazo, pois esses terão o acréscimo de multa e juros, sobre o valor que está em atraso. 

Vale lembrar que o tributo é obrigatório e o pagamento é indispensável. O contribuinte inadimplente não conseguirá negociar o imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

O nome do proprietário é colocado em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos será negada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!