O mês de janeiro chegou e com ele nova cobranças referentes ao Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020). Trata-se de um tributo destinado aos proprietários de imóveis em todo o território nacional. Seus valores e calendários de pagamento variam de acordo com cada região, entretanto todos permitem uma consulta online para poder obter informações sobre.
Mesmo sob o envio do boleto para o endereço do imóvel, os governos permitem que os contribuintes consigam acessar os dados do imposto por meio dos sites das prefeituras municipais.
Leia mais: IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!
No portal, é possível emitir a guia de pagamento de cada mês (no caso do parcelamento) ou o carnê único (para quem for encerrar a dívida de uma vez). Cada boleto contará já com suas respectivas datas de vencimento até o fim deste ano.
Passo a passo da consulta do IPTU 2020:
- Primeiramente, você deve entrar no site da prefeitura do seu município;
- Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
- Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
- Selecione o ano de exercício do imposto;
- Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, geralmente esse código é exibido em forma de imagem;
- Por fim, clique em “Consultar”.
Outra possibilidade de informação é presencialmente nas prefeituras. Para isso, o contribuinte deve se dirigir a sede da administração pública portando os documentos que comprovem sua propriedade. O horário de atendimento varia de acordo com cada cidade.
Segunda via do IPTU
No caso daqueles que receberam o boleto em seus endereços, mas perderam a documentação é possível também emitir uma segunda via também pelo portal da prefeitura. O procedimento é basicamente o mesmo, confira um exemplo na cidade do Recife:
- Acesse o site oficial da prefeitura – IPTU Recife 2020;
- Clique em “Habitação”
- Clique em “Imposto e taxas”;
- Em seguida clique em “IPTU e Taxa de limpeza”;
- Clique em “IPTU/TRSD”;
- Por fim, digite o Sequencial (o número e inscrição da sua propriedade) e selecione qual ou quais parcelas você deseja emitir a segunda via do IPTU.
Pronto, depois de informar os dados do imóvel os carnês estarão disponíveis para impressão e download. Para quita-los, basta ir até uma agência bancária ou fornecer o código nos aplicativos das instituições financeiras.