Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento

Após o cancelamento da medida, sugerida por Jair Bolsonaro, que determinava a suspensão do DPVAT, o seguro voltou a funcionar em 2020 e terá sua cobrança realizada a partir das próximas semanas. O pagamento será feito segundo o calendário do IPVA de cada estado e deve ser quitada obrigatoriamente sob risco de bloqueio na documentação do veículo. Veja como fazer a consulta do DPVAT 2020 em seu estado.

Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento
Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento

Para quitar o DPVAT, o motorista precisa acessar o portal da Seguradora Líder, responsável pelo funcionamento do seguro. Nele, é possível emitir os carnês de pagamento de todas as regiões brasileiras, apenas informando o número do RENAVAM e da placa do automóvel.

Leia também: DPVAT 2020 permanecerá com mesmo valor do ano passado; confira!

Ao abrir o site, é importante que o assegurado selecione “Pague seu Seguro DPVAT” para fazer a consulta do DPVAT 2020. Depois, preencha a ficha com o estado em que o veículo está registrado, e demais informações. Lembrando que as datas de pagamento variam de acordo com cada região.

Na página, também é possível conferir os valores cobrados, que por sua vez serão os mesmos em todo o território nacional.

A mudança de preço só varia entre as categorias dos veículos. Serão cobrados R$ 16,21 para automóvel e R$ 84,58 para motocicleta, por exemplo.

Em caso de dúvidas, o site ainda oferece uma página como SAC para que você possa entrar em contato com os atendentes. Nela, constam informações sobre datas de pagamento, taxas, problemas em caso de atraso, entre outras coisas.

Confira as principais dúvidas respondidas no portal:

  • O pagamento do Seguro DPVAT pelos proprietários de veículos segue sendo obrigatório?
  • Qual será o valor do seguro obrigatório em 2020 para os proprietários de veículos? E quando deverá ser o pagamento?
  • Como é definido o valor a ser cobrado e quais são os critérios de reajuste? É a Líder que determina o valor?
  • E o pagamento do Seguro DPVAT dos anos anteriores? Deve ser realizado?
  • De que forma é usado o valor que se paga pelo Seguro DPVAT?
  • Como resolvo problemas de pagamento do Seguro DPVAT?
  • Como peço restituição do pagamento do DPVAT?
  • É possível parcelar o valor do Seguro DPVAT?

Sobre o DPVAT

Trata-se de um seguro que tem como objetivo proteger motoristas e pedestres em caso de acidentes de trânsito. Por meio dele, as vítimas recebem um auxílio financeiro para custear as despesas com medicações e tratamentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.