Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento

Após o cancelamento da medida, sugerida por Jair Bolsonaro, que determinava a suspensão do DPVAT, o seguro voltou a funcionar em 2020 e terá sua cobrança realizada a partir das próximas semanas. O pagamento será feito segundo o calendário do IPVA de cada estado e deve ser quitada obrigatoriamente sob risco de bloqueio na documentação do veículo. Veja como fazer a consulta do DPVAT 2020 em seu estado.

Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento
Consulta DPVAT 2020: portal permite emissão online da guia de pagamento

Para quitar o DPVAT, o motorista precisa acessar o portal da Seguradora Líder, responsável pelo funcionamento do seguro. Nele, é possível emitir os carnês de pagamento de todas as regiões brasileiras, apenas informando o número do RENAVAM e da placa do automóvel.

Leia também: DPVAT 2020 permanecerá com mesmo valor do ano passado; confira!

Ao abrir o site, é importante que o assegurado selecione “Pague seu Seguro DPVAT” para fazer a consulta do DPVAT 2020. Depois, preencha a ficha com o estado em que o veículo está registrado, e demais informações. Lembrando que as datas de pagamento variam de acordo com cada região.

Na página, também é possível conferir os valores cobrados, que por sua vez serão os mesmos em todo o território nacional.

A mudança de preço só varia entre as categorias dos veículos. Serão cobrados R$ 16,21 para automóvel e R$ 84,58 para motocicleta, por exemplo.

Em caso de dúvidas, o site ainda oferece uma página como SAC para que você possa entrar em contato com os atendentes. Nela, constam informações sobre datas de pagamento, taxas, problemas em caso de atraso, entre outras coisas.

Confira as principais dúvidas respondidas no portal:

  • O pagamento do Seguro DPVAT pelos proprietários de veículos segue sendo obrigatório?
  • Qual será o valor do seguro obrigatório em 2020 para os proprietários de veículos? E quando deverá ser o pagamento?
  • Como é definido o valor a ser cobrado e quais são os critérios de reajuste? É a Líder que determina o valor?
  • E o pagamento do Seguro DPVAT dos anos anteriores? Deve ser realizado?
  • De que forma é usado o valor que se paga pelo Seguro DPVAT?
  • Como resolvo problemas de pagamento do Seguro DPVAT?
  • Como peço restituição do pagamento do DPVAT?
  • É possível parcelar o valor do Seguro DPVAT?

Sobre o DPVAT

Trata-se de um seguro que tem como objetivo proteger motoristas e pedestres em caso de acidentes de trânsito. Por meio dele, as vítimas recebem um auxílio financeiro para custear as despesas com medicações e tratamentos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.