Sorteio do Minha Casa Minha Vida tem dia marcado para acontecer no Ceará

Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato (SMTDS) irá realizar o sorteio do Minha Casa Minha Vida de número 982, que será no estado do Ceará.

Sorteio do Minha Casa Minha Vida tem dia marcada para acontecer no Ceará
Sorteio do Minha Casa Minha Vida tem dia marcada para acontecer no Ceará

O programa foi criado no ano de 2009 para subsidiar a casa própria para famílias de baixa renda e oferecer condições atrativas de financiamento para as moradias populares.

Leia também: Minha Casa Minha Vida: publicada nova lei que traz mudanças ao programa

Atualmente, para ter acesso aos imóveis do programa existem duas formas: a de financiamento e a de sorteio. 

A segunda modalidade é realizada para as famílias que têm renda mensal de até R$1.800. Esse grupo deve ter feito a inscrição na prefeitura ou entidade organizadora. Após isso, é preciso aguardar ser chamado. 

No estado nordestino, o sorteio será realizado para as unidades habitacionais dos residenciais São Bento I e II do programa.

O evento acontecerá no dia 13 de janeiro, próxima segunda-feira, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), e tem início previsto para às 17 horas.

Mas a população pode ficar despreocupada, pois a lista com os participantes do sorteio será divulgada na sexta-feira (10) e ficará disponível na sede da SMTDS e no site da prefeitura de Crato.

De acordo com o governo do município, cerca de 5 mil famílias realizaram cadastro no sorteio.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o gerente regional de Habitação da Caixa, Humberto Lopes de Sousa, explicou que após o evento é iniciado um trabalho social com os contemplados. 

“A Prefeitura fará as visitas de campo para saber se ele atende aos pré-requisitos do programa”, pontuou o gerente.

A obra que será colocada para sorteio do Minha Casa Minha Vida está com cerca 70% de seu cronograma cumprido. Apesar disso, os inscritos no programa devem ficar atentos já que o governo pretende realizar algumas mudanças nos requisitos de seleção.

O novo modelo que será lançado provavelmente em 2020, pretende priorizar os municípios com até 50 mil habitantes.

Outra novidade é a distribuição de vouchers para que os beneficiários definam como será o imóvel. Serão disponibilizados três vouchers o de aquisição, de construção e de reforma, no qual o dinheiro encaminhado para o brasileiro será usado conforme o escolhido. 

A ideia é que o programa libere um valor médio de R$60 mil por beneficiário. E traga mais autonomia aos contemplados.