IPTU Fortaleza 2020 aumenta valor de pelo menos 600 mil propriedades

Moradores da cidade de Fortaleza terão que lidar com o Imposto Predial Territorial Urbano mais caro em 2020. Segundo dados liberados pela prefeitura municipal, cerca de 602,6 mil imóveis darão início ao pagamento do tributo nas próximas semanas. O calendário do IPTU Fortaleza 2020 já foi liberado e começará a partir do dia 7 de fevereiro.

IPTU Fortaleza 2020 aumenta valor de pelo menos 600 mil propriedades
IPTU Fortaleza 2020 aumenta valor de pelo menos 600 mil propriedades

Esse ano o imposto contará com um reajuste de 3,91%, tornando-se mais caro em comparação a 2019. Entretanto, para aliviar no bolso dos contribuintes, a Secretaria de Finanças concederá até 8% de desconto para aqueles que pagarem o IPTU Fortaleza 2020 em cota única.

Leia também: IPTU, IPVA e dívidas do início de ano: como não ficar endividado?

A consulta digital dos carnês estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (9) e pode ser realizada por meio do site da Secretaria de Finanças. Para acessar, basta informar o número sequencial do imóvel e conferir todos os valores e datas disponíveis.

Além do pagamento da cota única, haverá também a possibilidade de dividir o imposto em até 11 vezes. Nesse caso, não haverá descontos.

Calendário de pagamento do IPTU Fortaleza 2020:

Cronograma para a cota única

Mês de pagamento Desconto
7 de fevereiro 8%
6 de março 6%
7 de abril 4%

 

Cronograma para o parcelamento

Parcela Data de pagamento
1ª parcela 7 de fevereiro
2ª parcela 6 de março
3ª parcela 7 de abril
4ª parcela 8 de maio
5ª parcela 5 de junho
6ª parcela 7 e julho
7ª parcela 7 de agosto
8ª parcela 8 de setembro
9ª parcela 7 de outubro
10ª parcela 9 de novembro
11ª parcela 7 de dezembro

 

Possibilidade de isenção no tributo

A prefeitura informou que cerca de 135.598 imóveis estarão isentos do pagamento do IPTU este ano. Um dos principais motivos para liberar o contribuinte do valor é a definição do valor venal (de venda) que deve ser de até R$ 72.567,51.

Além disso, a situação de alguns contribuintes também podem isentá-los da cobrança. Para isso é preciso se enquadrar em uma das modalidades abaixo:

  • Pessoa aposentada e pensionista
  • Ex-combatente
  • Empregado público municipal
  • Pessoa inválida
  • Pessoa órfã menor de pai e mãe
  • Associação de moradores
  • Sede de clube social
  • Imóvel locado ou cedido a órgão público municipal
  • Servidor municipal
  • Viúvo
  • Imóvel locado ou cedido a templo religioso
  • Imóveis do polígono do Centro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.