IPVA 2020: pagamento com desconto termina essa semana no MT

Os brasileiros sabem que devem realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Porém em alguns estados os contribuintes devem ficar atentos, pois o prazo para pagamento com desconto está chegando ao fim, como é o caso do IPVA MT 2020.

IPVA MT 2020: pagamento com desconto termina essa semana
IPVA MT 2020: pagamento com desconto termina essa semana

Os motoristas que têm veículos com placa final 1 terão até o dia 10 de janeiro, ou seja, esta sexta-feira, para realizar o pagamento do tributo com desconto de 5%.

Leia também: Cálculo do IPVA 2020: como saber quanto custa seu imposto?

Já aqueles que decidirem realizar o pagamento entre os dias 11 a 20 de janeiro, o desconto oferecido é de 3%. Os descontos são válidos apenas para os que fizerem o pagamento em cota única.

A partir do dia 21 até o dia 31 deste mês, os motoristas poderão pagar o IPVA MT 2020 à vista ou fazer o parcelamento, em até seis vezes, mas ambos sem desconto. 

Após o dia 31, a quitação só poderá ser feita em cota única, com acréscimo de juros e multa pelo atraso. 

Os que optarem pelo parcelamento precisam estar atentos às condições estabelecidas. Entre elas, o valor mínimo da parcela que é de R$292,88.

Calendário de pagamento IPVA MT 2020

Para realizar o pagamento, os mato-grossenses devem emitir a guia no site do Sefaz. No portal, o motorista poderá realizar a consulta de informações sobre débitos pendentes, parcelamentos, prazos e multas. 

O estado do Mato Grosso pretende arrecadar cerca de R$700 milhões com o IPVA MT 2020. Vale lembrar que o dinheiro é dividido com o município em que o veículo está inscrito.

O IPVA é um imposto estadual e o seu valor é calculado com base em alguns itens, variando de acordo com o modelo de carro.

O governo usa como base para o cálculo a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como Fipe. Em que considera o valor de mercado do transporte para definir o quanto pagará de imposto. 

Ao não realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro. Além disso, corre o risco de ter o carro apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não quitamento da dívida. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!