IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste

Moradores de Campina Grande e João Pessoa terão que lidar com um tributo mais caro em 2020. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020) de ambas as cidades teve um reajuste de 3,27%, tornando a cobrança mais cara em comparação aos demais municípios da Paraíba.

IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste
IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste

O reajuste foi divulgado nessa sexta-feira (3), pela Secretaria de Executivo de Finanças de Campina Grande e pela Secretaria municipal da Receita de João Pessoa. Os proprietários que desejarem já podem acessar os boletos nos sites das prefeituras de cada região.

Veja também: IPTU 2020 de casa alugada: quem paga o imposto?

Para poder emitir o carnê de pagamento é preciso ter em mãos o número de registro do imóvel. Ao acessar o portal de João Pessoa ou site de Campina Grande, basta se direcionar para a página de impostos, selecionar IPTU e fornecer as informações necessárias.

O boleto será liberado automaticamente e permitirá também o pagamento digital, para quem preferir quitar a dívida pelo aplicativo de seu banco.

Valores e datas de pagamento do IPTU 2020

Em João Pessoa, os contribuintes podem quitar a parcela única até o dia 6 de março e contarão com um desconto de 15% na cobrança total.

Até o dia 6 de abril o pagamento cota única não dará descontos. Por fim, quem preferir dividir, poderá parcelar a quantia em até 8 vezes e também não terá isenção.

Em Campina Grande, a cota única deve ser quitada até o dia 28 de fevereiro. Os proprietários que desejarem parcelar o imposto, poderão dividi-lo em até 10 vezes, desde que paguem dentro dos prazos estabelecidos.

Os carnês impressos serão entregues também em fevereiro, mas a consulta digital já foi liberada.

A cidade contará ainda com o Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública do Município, o REFIS. Vencido no dia 31 de dezembro, o projeto foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro e permitirá que os contribuintes renegociem dívidas referentes ai IPTU de anos anteriores.

A renegociação voltará a ser feita já nesta segunda-feira (6), por meio da reabertura do sistema. Aqueles que não estão em dívida com o município terão até 15% de desconto no IPTU 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.