IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste

Moradores de Campina Grande e João Pessoa terão que lidar com um tributo mais caro em 2020. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020) de ambas as cidades teve um reajuste de 3,27%, tornando a cobrança mais cara em comparação aos demais municípios da Paraíba.

IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste
IPTU 2020: duas das principais cidades da Paraíba sofrem com reajuste

O reajuste foi divulgado nessa sexta-feira (3), pela Secretaria de Executivo de Finanças de Campina Grande e pela Secretaria municipal da Receita de João Pessoa. Os proprietários que desejarem já podem acessar os boletos nos sites das prefeituras de cada região.

Veja também: IPTU 2020 de casa alugada: quem paga o imposto?

Para poder emitir o carnê de pagamento é preciso ter em mãos o número de registro do imóvel. Ao acessar o portal de João Pessoa ou site de Campina Grande, basta se direcionar para a página de impostos, selecionar IPTU e fornecer as informações necessárias.

O boleto será liberado automaticamente e permitirá também o pagamento digital, para quem preferir quitar a dívida pelo aplicativo de seu banco.

Valores e datas de pagamento do IPTU 2020

Em João Pessoa, os contribuintes podem quitar a parcela única até o dia 6 de março e contarão com um desconto de 15% na cobrança total.

Até o dia 6 de abril o pagamento cota única não dará descontos. Por fim, quem preferir dividir, poderá parcelar a quantia em até 8 vezes e também não terá isenção.

Em Campina Grande, a cota única deve ser quitada até o dia 28 de fevereiro. Os proprietários que desejarem parcelar o imposto, poderão dividi-lo em até 10 vezes, desde que paguem dentro dos prazos estabelecidos.

Os carnês impressos serão entregues também em fevereiro, mas a consulta digital já foi liberada.

A cidade contará ainda com o Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública do Município, o REFIS. Vencido no dia 31 de dezembro, o projeto foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro e permitirá que os contribuintes renegociem dívidas referentes ai IPTU de anos anteriores.

A renegociação voltará a ser feita já nesta segunda-feira (6), por meio da reabertura do sistema. Aqueles que não estão em dívida com o município terão até 15% de desconto no IPTU 2020.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.