Atrasos no INSS repercutem com polêmicas nos benefícios

Instabilidade e insegurança assombram os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Logo após a aprovação da Reforma da Previdência, realizada no dia 13 de novembro, os brasileiros começaram a ter dificuldades para solicitar seus benefícios. Mesmo após dois meses de promulgação da medida, o sistema segue sem atualização ocasionando transtornos e atrasos no INSS.

Atrasos no INSS repercutem com polêmicas nos benefícios
Atrasos no INSS repercutem com polêmicas nos benefícios

Entre as principais reclamações, os assegurados se queixam sobre os atrasos na solicitação dos auxílios e também falam a respeito da dificuldade de agendar algum atendimento.

Leia também: Fortes mudanças nos benefícios do INSS em 2020; veja novas regras

No portal do INSS, as regras da Emenda Constitucional 103 ainda não foram aplicadas e o sistema segue em período de pausa.

Questionado, o Instituto informou que está trabalhando para reformular suas centrais de atendimentos.

Segundo a gestão administrativa, a validação da PEC “representou a maior e mais profunda reforma no sistema previdenciário do país, com significativos ajustes paramétricos, mudanças nas regras de acesso, idade, alíquotas, regras de transição, regras de cálculo, limitação à acumulação de benefícios e tantas outras.”

Aqueles trabalhadores que solicitaram a aposentadoria ou qualquer outro auxílio dentro das novas regras seguem sem saber em quanto tempo receberão as quantias.

Equipe despreparada geram atrasos no INSS

Além do problema nos meios digitais, muitos estão questionando o atendimento presencial também nas unidades do instituto. Uma reportagem do portal UOL mostrou a insatisfação da população que relatou não estar sendo bem atendida e informada sobre seus direitos.

Na matéria, os entrevistados alegaram que os próprios servidores do INSS ainda não estão atualizados das novas regras e por isso não sabem repassar as informações.

Uma das agentes, que não quis identificar-se, alegou que a gestão administrativa ainda irá ofertar um treinamento para a aplicação das medidas válidas a partir de 2020.

Ela também informou que a equipe está sentindo-se despreparada e isso dificulta a relação com os assegurados na hora do atendimento.

Propostas de melhorias

Mesmo mediante as queixas, o INSS segue divulgando novos projetos que irão otimizar o serviço. Está sendo esperado a aplicação de um servidor que agilize todos os dados dos assegurados e evite fraudes nos cadastros.

A ação faz parte da operação pente fino, que visa diminuir o número de beneficiários em situação de irregularidade.

Além disso, a previdência também vem criando um comitê para diminuir a quantidade de ações judiciais contra o instituto. O projeto visa corrigir os principais erros que levam o INSS até a justiça.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.