Se você gostaria de comprar um carro novo, entenda se é o melhor momento

Está pensando em comprar um carro? Então fique atento. Especialistas afirmam que 2020 será um bom ano para adquirir um veículo, pois o mercado está voltando a apresentar um melhor índice de emprego e renda. Além disso, as taxas de juros estão cada vez mais baratas, facilitando o financiamento.

Pensando em comprar um carro? Entenda se este é o melhor momento
Pensando em comprar um carro? Entenda se este é o melhor momento

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ao instituto Webmotors Auto Insights, 88% dos entrevistados desejam mudar de veículo esse ano.

Leia também: Pagamento do DPVAT começa já na próxima semana; entenda

Desse total, 80% pretendem comprar um carro usado, e 20% um zero-quilômetro. Foram escutados 6.727 usuários do aplicativo Webmotors.

“Obviamente a amostragem foi feita com um público que trafega por um portal de compra e venda de veículos, mas todos os indicadores são muito positivos, revelando que muita gente que adiou a compra por conta da crise vai realizar sua intenção em 2020”, diz Luiz Carlos Moraes, presidente da associação.

O estudo feito pela consultoria Jato Dynamics, revelou que a venda de carros zero quilômetro deverá crescer em até 3% no próximo ano.

Apesar do número ser relativamente baixo, isso mostra uma reação do mercado que deverá apresentar cada vez mais melhorias.

Um dos principais motivos para o crescimento da demanda deve ser associado a elevação do índice de emprego e renda, tendo em vista que as taxas de desemprego e inadimplência estão caindo gradativamente.

“Na medida em que a economia voltar a crescer, as pessoas inadimplentes voltarão a ter emprego, renegociarão suas dívidas e abrirão espaço no orçamento para poder fazer financiamentos de bens duráveis como carros”, explica William Baghdassarian, professor de finanças do Ibmec DF.

Por fim, outro ponto positivo é a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic e das taxas de juros dos financiamentos de veículos. Segundo o Banco Central, a Selic caiu de aproximadamente 1,71% ao mês, em janeiro de 2019, para 1,49%  em novembro.

Dicas para fazer um bom negócio na hora de comprar um carro

Antes de mais nada fique atento aos preços que estão em circulação no mercado. Segundo os especialistas é preciso saber quais estão em alta e procurar por opções que atentam suas necessidades por um bom custo benefício.

Além disso, é importante saber se você realmente está precisando trocar de automóvel nesse momento. Caso não haja necessidade e seja por capricho, é bom esperar por um período ainda mais estável.

Outra dica importante é ter em mente o tipo de carro que você deseja e principalmente o valor que poderá investir. Isso evitará gastos maiores do que o permitido em seu orçamento e possíveis dívidas no futuro.

Se informe sobre as taxas de financiamento. Juros, tarifas de serviço, entre outras, para evitar surpresas e contas maiores do que o esperado. Pesquisa com calma qual a melhor condição de crédito, quantidade de parcelas e quanto elas irão lhe custar por mês.

Insira o valor do veículo em seu orçamento mensal. A partir do momento em que a compra for feita, você precisará prestar conta do valor todo mês, então saiba se esse valor caberá no orçamento junto com as demais despesas. O ideal é que a prestação não represente mais de 20% do seu saldo.

Por fim, repense se um carro é realmente a melhor opção, levando em consideração sua rotina e necessidades. “O custo de ter um carro é muito elevado e um patrimônio que fica parado a maior parte do dia se deprecia mesmo assim, especialmente nos primeiros anos”, pondera Baghdassarian.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Se você gostaria de comprar um carro novo, entenda se é o melhor momento

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA