IPVA 2020: calendário de pagamento começa na próxima semana em SP

Os motoristas de São Paulo precisão ficar atentos as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). Foi liberado o cronograma de prestação de contas do IPVA SP 2020 e os primeiros valores, inclusive com desconto, deverão ser quitados ainda na próxima semana.

IPVA SP 2020: calendário começa na próxima semana
IPVA SP 2020: calendário começa na próxima semana

A ordem de pagamento foi definida a partir da numeração da placa do carro. Aqueles com o número final 1 precisão quitar a primeira parcela do imposto até o dia 9.

Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas

Na sequência, no dia 10, será cobrado dos veículos que têm o último número 2 e assim sucessivamente. Os proprietários com automóveis que tenham o digito 0 no fim da placa serão os últimos e precisarão pagar a partir do dia 22 de janeiro.

Formas de pagamento do IPVA SP 2020

Há três possibilidades de quitar a dívida. A primeira delas é por meio da parcela única, onde o contribuinte deve pagar todo o valor à vista e ganhará um desconto de 3% na quantia total.

A segunda é através do parcelamento que poderá ser feito em até três vezes. Nesse caso, não haverá redução nos valores e os pagamentos deverão ser encerrados até o fim de março.

Por último, quem desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo.

Carnês de pagamento

Os boletos já estão disponíveis no portal da Secretaria da Fazenda e também nos terminais de atendimento de toda rede bancária. Para ter acesso, basta informar o número do Renavam do automóvel.

Em caso de perdas, há a possibilidade de emitir uma segunda via do documento de forma gratuita.

Confira a tabela do IPVA de SP 2020:

Automóveis, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto 2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto 3ª Parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 9/1 11/2 11/3
Final 2 10/1 12/2 12/3
Final 3 13/1 13/2 13/3
Final 4 14/1 14/2 16/3
Final 5 15/1 17/2 17/3
Final 6 16/1 18/2 18/3
Final 7 17/1 19/2 19/3
Final 8 20/1 20/2 20/3
Final 9 21/1 21/2 23/3
Final 0 22/1 24/2 24/3

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.