IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas

Em janeiro, os motoristas brasileiros devem realizar o pagamento obrigatório do Imposto sobre a Propriedade de Veículos, o IPVA 2020. A partir do dia 1 de janeiro começa a valer um novo imposto em todos os estados, por isso a necessidade da cobrança no primeiro mês.

IPVA 2020: pagamentos começam em janeiro
IPVA 2020: pagamentos começam em janeiro

Vale lembrar que por ser um imposto estadual, o valor a ser pago varia em cada região. Bem como os descontos e as formas de pagamento do IPVA 2020.

Leia tambémIPVA Piauí 2020 muda calendário e formas de pagamento

  • Rio de Janeiro 

No próximo ano no estado do Rio de Janeiro, o imposto será em média 3,26% mais barato do que os contribuintes cariocas pagaram neste ano de 2019.

O calendário do IPVA 2020 se iniciará no dia 21 de janeiro e terminará no dia 8 de abril. Gradativamente, conforme a placa do automóvel. Veja o calendário de pagamento:

Calendário IPVA São Paulo

Os cariocas  que optarem por pagar o tributo em um cota única, terão desconto de 3% sobre o valor. Já os que parcelarem perdem a redução, mas podem parcelar o valor total em três parcelas.

A maior redução do IPVA no Rio de Janeiro serão nos automóveis com diminuição de 3,60% em média e as motos terão de pagar 2,06% a menos, em média. 

  • São Paulo 

Os proprietários de veículos no Estado de São Paulo podem pagar o tributo em cota única ou em 3 parcelas. Aqueles que desejarem podem pagar o imposto em uma parcela única em fevereiro, porém sem o desconto.

O calendário se inicia em 9 de janeiro e as datas de vencimento seguem os finais das placas. Veja:

Os caminhões têm um calendário diferente. Veja:

A partir do dia 2 de janeiro os proprietários dos veículos podem realizar o licenciamento antecipado assim que quitarem o IPVA sem depender do final da placa.

  • Bahia

Os contribuintes baianos terão o imposto  em média 3,56% mais barato no próximo ano. 

Os veículos utilitários são os que mais serão beneficiados por essa queda, em média esses contribuintes irão pagar 4,35% a menos que em 2019. 

Outra categoria que terá uma boa vantagem é a de automóveis de passeio, que terão uma queda de 4,20% a menos nessa contribuição.

Já para onibus e micro-ônibus o valor ficará em média 3,93% menor. As motos e caminhões terão uma queda respectivamente de 2,72% e 2,62% em 2020.

O contribuinte pode escolher parcelar o IPVA em três vezes. 

As datas de vencimento se iniciam em 30 de março e acabam em outubro. Veja o calendário:

Os motoristas também terão de pagar o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres (DPVAT), que havia sido cancelado  pelo governo, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou essa extinção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!