IPVA 2020 CE: boleto para pagamento pode ser emitido

A partir desta quinta-feira (2), os motoristas cearenses já podem emitir o boleto para realizar o pagamento pelo Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Neste ano os contribuintes irão pagar menos no IPVA 2020 CE. 

IPVA 2020 CE: boleto para pagamento pode ser emitido
IPVA 2020 CE: boleto para pagamento pode ser emitido

Os motoristas do estado do Ceará já podem retirar os carnês no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou no aplicativo Meu IPVA. 

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, o IPVA 2020 CE vai ter uma redução de 4,29% nas alíquotas. Cerca de 2,29 milhões de veículos irão pagar entre 1% a 3,5% de imposto sobre o seu valor venal.

Leia também: Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

As motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas, que tenham alguma infração de trânsito, pagarão 2% no valor de mercado. 

Aqueles que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro terão 5% de desconto no valor. Após esse prazo, o pagamento não terá mais redução. 

Os motoristas podem parcelar o IPVA 2020 CE em até cinco vezes e realizar o pagamento de fevereiro até junho. Os valores das parcelas não podem ser menores que R$20.

Neste ano, o estado espera arrecadar cerca de R$1 bilhão com o tributo. Desse montante, 50% terá como destino o Tesouro Nacional e os outros 50% será encaminhado para os municípios em que os veículos estão licenciados. 

Vale lembrar que o pagamento do IPVA é essencial para evitar a cobrança de multa e juros sobre os valores não quitados. Além disso, sem realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro.

O proprietário corre o risco de ter o carro apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não pagamento da dívida. 

O governo ainda pode inserir o condutor na dívida ativa, assim, dificultando a solicitação de crédito nos bancos, participar de licitações, abertura de empresas e até recebimento dos benefícios fiscais.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2020 CE: boleto para pagamento pode ser emitido

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA