Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Próximo da virada de ano, diversos estados brasileiros já publicaram as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A maioria do que foi divulgado no calendário IPVA 2020 terá inicio já no mês de janeiro e permitem que seus contribuintes paguem uma parcela única ou parcele a dívida.

Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados
Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Mesmo sendo um imposto nacional, seu funcionamento, valores, cobranças e prazos são determinados por cada governo estadual. As normas e descontos variam de acordo com o que for imposto pela gestão pública que pode ou não ofertar isenção e reajustes no tributo.

Leia também: IPVA PE 2020 sofre alterações e usuários precisam saber

No Rio de Janeiro, por exemplo, o primeiro pagamento do IPVA 2020 deverá ser feito no dia 22 de janeiro. O imposto se estenderá até o mês de abril e poderá ser parcelado em até três vezes. O último dia para quitar o débito será 16 de abril. Confira a tabela:

Calendário IPVA 2020 Rio de Janeiro
IPVA DO RIO DE JANEIRO

Já no Espírito Santo, a cobrança terá inicio no mês de abril e se entenderá até julho. Além da cota única, os motoristas poderão parcelar o valor total em até quatro vezes. O calendário IPVA 2020 será encerrado no dia 28 de julho, conforme a tabela abaixo:

IPVA DO ESPIRITO SANTO

Em Pernambuco, o tributo começará a ser pago no mês de fevereiro e se encerrará em abril. Os contribuintes poderão parcelar em até três vezes ou optar pela cota única que deverá ser quitada a partir do dia 7 de fevereiro.

IPVA DE PERNAMBUCO

Os motoristas de São Paulo já precisarão prestar conta do imposto nas próximas semanas. A primeira rodada de pagamento tem início no dia 9 de janeiro e o prazo final será em 24 de março. Ao todo, o valor poderá ser divido em três parcelas. Quem optar pelo pagamento de uma única vez e a vista terá desconto.

IPVA DE SÃO PAULO

Em Santa Catarina o calendário do IPVA 2020 também tem inicio em janeiro, a partir do dia 10. Os contribuintes terão três rodadas de pagamento e o encerramento está marcado para o dia 10 de dezembro.

Calendário IPVA 2020 Santa Catarina
IPVA DE SANTA CATARINA

Minas Gerais também anunciou o calendário que ocorrerá ao longo do primeiro trimestre. Os pagamentos devem ser feitos entre janeiro, fevereiro e março e o prazo final será no dia 19 de março.

IPVA DE MINAS GERAIS

É importante lembrar que a ordem dos pagamentos é definida, em todos os estados, pela numeração final da placa de cada automóvel. Os valores variam de acordo com o tipo do veículo e têm como base as alíquotas mais a valoração dos mesmos no mercado.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA