Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Próximo da virada de ano, diversos estados brasileiros já publicaram as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A maioria do que foi divulgado no calendário IPVA 2020 terá inicio já no mês de janeiro e permitem que seus contribuintes paguem uma parcela única ou parcele a dívida.

Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados
Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Mesmo sendo um imposto nacional, seu funcionamento, valores, cobranças e prazos são determinados por cada governo estadual. As normas e descontos variam de acordo com o que for imposto pela gestão pública que pode ou não ofertar isenção e reajustes no tributo.

Leia também: IPVA PE 2020 sofre alterações e usuários precisam saber

No Rio de Janeiro, por exemplo, o primeiro pagamento do IPVA 2020 deverá ser feito no dia 22 de janeiro. O imposto se estenderá até o mês de abril e poderá ser parcelado em até três vezes. O último dia para quitar o débito será 16 de abril. Confira a tabela:

Calendário IPVA 2020 Rio de Janeiro
IPVA DO RIO DE JANEIRO

Já no Espírito Santo, a cobrança terá inicio no mês de abril e se entenderá até julho. Além da cota única, os motoristas poderão parcelar o valor total em até quatro vezes. O calendário IPVA 2020 será encerrado no dia 28 de julho, conforme a tabela abaixo:

IPVA DO ESPIRITO SANTO

Em Pernambuco, o tributo começará a ser pago no mês de fevereiro e se encerrará em abril. Os contribuintes poderão parcelar em até três vezes ou optar pela cota única que deverá ser quitada a partir do dia 7 de fevereiro.

IPVA DE PERNAMBUCO

Os motoristas de São Paulo já precisarão prestar conta do imposto nas próximas semanas. A primeira rodada de pagamento tem início no dia 9 de janeiro e o prazo final será em 24 de março. Ao todo, o valor poderá ser divido em três parcelas. Quem optar pelo pagamento de uma única vez e a vista terá desconto.

IPVA DE SÃO PAULO

Em Santa Catarina o calendário do IPVA 2020 também tem inicio em janeiro, a partir do dia 10. Os contribuintes terão três rodadas de pagamento e o encerramento está marcado para o dia 10 de dezembro.

Calendário IPVA 2020 Santa Catarina
IPVA DE SANTA CATARINA

Minas Gerais também anunciou o calendário que ocorrerá ao longo do primeiro trimestre. Os pagamentos devem ser feitos entre janeiro, fevereiro e março e o prazo final será no dia 19 de março.

IPVA DE MINAS GERAIS

É importante lembrar que a ordem dos pagamentos é definida, em todos os estados, pela numeração final da placa de cada automóvel. Os valores variam de acordo com o tipo do veículo e têm como base as alíquotas mais a valoração dos mesmos no mercado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.