INSS: saque dos benefícios vão começar na última semana de janeiro

Os beneficiários do INSS precisam ficar atentos em relação a data do saque do benefício. Por isso fique atento ao calendário de saque do INSS. Assim, você consegue saber a data de pagamento ao longo do ano ou quando precisará ir a uma agência bancária para sacar os valores. Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao saque do INSS, continue lendo o artigo.

INSS
INSS

O que é INSS? 

O INSS, sigla que significa Instituto Nacional do Seguro Social, que é um órgão do Ministério da Previdência Social, ligado diretamente ao Governo.

Ele é o responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social (seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar), com exceção dos servidores públicos.

O Instituto Nacional do Seguro Social foi fundado em 27 de junho de 1990. Seu principal objetivo é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social, que hoje conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.

Leia também: Revisão do INSS conta com tecnologia para solicitação de pedido

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria.

Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Veja o que a Previdência Social proporciona aos segurados:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional.

Quem tem direito ao benefício? 

Existem diversos casos em que uma pessoa pode se tornar um segurado da Previdência Social. O mais comum são os trabalhadores com carteira assinada.

Veja outros casos:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Contribuintes individuais;
  • Trabalhadores rurais.

Calendário INSS 2020 

 

INSS

Se por acaso o segurado não realize o saque durante o período estipulado, o dinheiro será devolvido para o INSS. Caso isso venha acontecer, é necessário que realizar a solicitação de um novo depósito. 

Essa solicitação pode ser realizada pelo site, portal Meu INSS ou pela central telefônica 135. Nesses portais, o beneficiário precisa informar dados como nome e CPF. Ao logar no site, o segurado precisa escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”.

Logo em seguida, selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

Por telefone, o segurado pode ter atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, a ligação é gratuita se feita de telefone fixo e de celular será cobrado o preço de uma ligação local.

Como sacar o INSS?

  1. Separe a documentação necessária: ​Dirija-se a uma Agência Caixa​ com os documentos necessários e com o cartão magnético da Previdência Social​

  2. Vá a uma agência da Caixa: Quem, por qualquer motivo, não possa comparecer à agência, deve nomear um procurador (autorizado pelo Posto do INSS) para efetuar o saque​

  3. Saque: ​Você tem até 60 dias após a disponibilização dos recursos para sacar os benefícios com o seu cartão​

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!