Revisão do INSS conta com tecnologia para solicitação de pedido

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem realizar de forma online a revisão do INSS sobre recursos e de cópia de processos. Para atender a nova dinâmica, o Instituto investe em tecnologia em serviços digitais.

https://fdr.com.br/2020/01/01/iptu-2020-nao-chegou-em-casa-veja-o-que-fazer/
https://fdr.com.br/2020/01/01/iptu-2020-nao-chegou-em-casa-veja-o-que-fazer/

Para realizar o procedimento é preciso estar cadastrado no Meu INSS, ferramenta criada para gerenciar e facilitar a relação entre o instituto e seus contribuintes. Além deste meio, ainda é possível realizar o procedimento pelo telefone, discando o número 135.

Leia também: Pente fino do INSS vai filtrar benefício de 1,8 milhão de pessoas em janeiro

Com a implementação desta funcionalidade, o órgão espera uma redução nas idas às agências por parte deste público. Atualmente, mais de 70 mil pessoas vão por mês realizar procedimentos como este nos espaços físicos do INSS.

A inclusão digital faz com que INSS espere melhorar o atendimento ao público e poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do Instituto.

A ferramenta chamada de Meu INSS é o portal onde pode ser realizada a revisão do INSS. É possível acessa-lo por meio de computador ou celular. Mas, antes é necessário ter cadastro no site.

Para fazer o cadastro basta informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Após esta etapa, o usuário deve fazer login, com a senha provisória.

Por fim, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Seguranca1).

No Meu INSS, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua trajetória de trabalho, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o número já informado, o 135.

O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

Para outros esclarecimentos o cidadão deve se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o site e aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!