Como consultar o IPVA 2020 na internet; guia para saber valor e data!

O mês de janeiro chegou e com ele a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Todos os estados brasileiros passarão a exigir o pagamento do tributo mediante seus calendários. As datas variam de acordo com cada região, porém os proprietários podem fazer a consulta IPVA 2020 na internet.

Consulta IPVA 2020 na internet: como fazer?
Consulta IPVA 2020 na internet: como fazer?

Apesar de funcionar de acordo com o que determina cada governo estadual, os carnês de pagamento do IPVA estão todos disponibilizados nos sites do Detran. Entretanto, é preciso acessar o portal da sua região, caso deseje fazer a consulta.

Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas

Online, você poderá conferir as datas e quantidades de cada parcela e terá a possibilidade de imprimir a guia de pagamento de forma automática. Para poder ter acesso não é necessário criar um cadastro.

Passo a passo consulta IPVA 2020

O exemplo para emitir o imposto e fazer a consulta IPVA 2020 será do estado de Pernambuco.

DETRAN PE

Ao abrir o portal, você tem a opção de fornecer a placa do veículo e automaticamente será informado sobre todos os débitos, multas e boletos em aberto.

Outra opção é selecionar a aba ‘como fazer’. Nela você precisa ir até a coluna ‘veículos’ e clicar em ‘licenciamento ipva’.

Na sequência, selecione a opção extrato de débitos e ao informar o número do Renavan terá acesso aos boletos.

Vale ressaltar que cada portal do Detran funciona de uma forma, mas todos, de modo geral, consistem na opção de serviços – imposto ipva – extrato de pagamento.

Cobranças e descontos

Os programas de descontos no tributo também vão variar de acordo com cada região. Há estados, como Minas Gerais, que estão oferecendo até 9% de desconto. Normalmente, a grande maioria gratifica os motoristas que optarem pela parcela única.

Já no caso daqueles que desejarem pagar o imposto em até três vezes, não necessariamente haverá reajustes.

Em Minas, na segunda parcela será possível uma isenção de 5%, caso os motoristas tenham pago os dois últimos IPVA dentro do prazo estipulado.

Além disso, há também programas de pontos como o Bom Pagador, que permite reajustes através da utilização do CPF em notas fiscais. Para ter acesso, basta acessar o site e informar a numeração das notinhas.

Ao calcular os pontos, é possível saber quanto será descontado. Os valores também variam por estado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.