Tabela INSS 2020: pagamento começa este mês e detalhes são divulgados

Quem recebe algum benefício do INSS, como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, consegue saber a data de pagamento ao longo do ano ou quando precisará ir a uma agência bancária para sacar os valores. Basta ficar atento ao calendário INSS 2020. Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao calendário INSS 2020, continue lendo o artigo.

Calendário INSS 2020
Calendário INSS 2020

O que é INSS? 

O INSS, sigla que significa Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão do Ministério da Previdência Social, ligado diretamente ao Governo.

Ele é o responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social (seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar), com exceção dos servidores públicos.

O Instituto Nacional do Seguro Social foi fundado em 27 de junho de 1990. Seu principal objetivo é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social, que hoje conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.

Leia também: Pensionistas do INSS podem usar recurso contra oferta de consignado

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Veja o que a Previdência Social proporciona aos segurados:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional.

Quem tem direito ao INSS? 

Existem diversos casos em que uma pessoa pode se tornar um segurado da Previdência Social. O mais comum são os trabalhadores com carteira assinada.

Veja outros casos:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Contribuintes individuais;
  • Trabalhadores rurais.

Calendário INSS 2020 

 

Calendário INSS 2020

Aqueles que são pensionistas precisam ficar bastante atentos ao prazo para a retirada do dinheiro, que é de até 60 dias para realizar o saque nas agências bancárias do país. Esse prazo começa a valer na data em que for realizado o depósito do benefício.

Se por acaso o segurado não realize o saque durante o período estipulado, o dinheiro será devolvido para o INSS. Caso isso venha acontecer, é necessário realizar a solicitação de um novo depósito. 

Essa solicitação pode ser realizada pelo site, portal Meu INSS ou pela central telefônica 135. Nesses portais, o beneficiário precisa informar dados como nome e CPF. Ao logar no site, o segurado precisa escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”.

Logo em seguida, selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

Por telefone, o segurado pode ter atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, a ligação é gratuita se feita de telefone fixo e de celular será cobrado o preço de uma ligação local.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Redação
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.