Calendário Bolsa Família começa pagamento na 4° semana de janeiro

No último dia do ano, terça-feira (31), o Ministério da Cidadania divulgou o calendário do Bolsa Família que será usado pela Caixa Econômica Federal para realizar o pagamento do benefício ao longo deste ano. Neste mês de janeiro, o pagamento se iniciará na quarta semana. 

Calendário Bolsa Família começa pagamento na 4 semana de janeiro
Calendário Bolsa Família começa pagamento na 4 semana de janeiro

O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O benefício surgiu após a junção de outros auxílios que seriam pagos a população. 

Veja também: Bolsa Família deve receber mudanças de Bolsonaro em 2020

O Bolsa Família realiza a transferência de renda e atende as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza no país. 

Anualmente o calendário Bolsa Família é atualizado com as novas datas para que os beneficiários possam sacar o dinheiro. Normalmente, eles são pagos de forma escalonados nos últimos dez dias do mês.

Calendário Bolsa Família 2020

 

Neste mês de janeiro, as famílias poderão ir ao banco sacar o seu dinheiro após o dia 20 e o calendário segue até o dia 31.

Para receber o salário é preciso levar em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), que está impresso no cartão utilizado para o recebimento. 

Caso não seja realizada a retirada do dinheiro até o prazo de 90 dias, o governo pode fazer o bloqueio do benefício. 

Depois, para que o desbloqueio seja realizado o responsável deve comparecer no ponto de atendimento do Bolsa em sua cidade para justificar a não retirada do dinheiro da conta. 

O pedido será analisado pelo governo, que tendo em vista o motivo apresentado pelo cadastrado pode deferir ou indeferir a liberação da conta.

Caso a resposta seja positiva, o titular do cartão vai comparecer até uma unidade da Caixa Econômica para receber seu benefício do mês de exercício e dos meses que foram bloqueados.

Perda de cartão, esquecimento da senha, roubo de documentos e demais situações que levem o beneficiado a atrasar o calendário Bolsa Família, podem ser resolvidas no banco ou em na unidade de assistência social.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!