IPVA RR 2020: pagamento começou no estado

Primeira rodada de pagamentos do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começou em Roraima. Na quinta-feira (2), os motoristas já começaram a pagar as taxas referentes ao IPVA RR 2020. O calendário se estenderá até o mês de outubro e a ordem irá variar de acordo com a numeração da placa de cada automóvel.

IPVA RR 2020: pagamento começou no estado
IPVA RR 2020: pagamento começou no estado

Nessa primeira rodada pagarão aqueles que independentemente do número final das placas desejem antecipar todo o valor. Nesse caso, estão sendo ofertados descontos como forma de gratificação.

Leia também: Calendário IPVA 2020: veja o que foi liberado nos principais estados

Já para aqueles com o digito final 1, 2 e 3, o pagamento deve ocorrer no dia 31 de janeiro e contará com 10% de desconto. Há ainda a chance de parcelar o valor em até três vezes contando com mais 5% de isenção no segundo boleto.

Na sequência, os demais automóveis até o número final 9 vão prestar conta do tributo também sobre as mesmas condições, 10% na primeira parcela e 5% na segunda. Todos poderão dividir o IPVA RR 2020.

Boletos

Além do carnê físico, é possível acessar os boletos de pagamento por meio do site do Detran do estado. Para isso, basta abrir a página, ir até a pasta de tributos ou impostos, selecionar o IPVA e informar o número do Renavam. O documento ficará disponível automaticamente para a impressão.

Valor do IPVA RR 2020

Os valores irão variar de acordo com cada carro. O cálculo geral leva em consideração o valor venal do veículo (preço de venda no mercado) multiplicado pelas alíquotas. Sendo essas:

  • 3% para veículos de passeio
  • 2% para motos, veículos de carga e ônibus
  • 1% para veículos utilizados para aluguel
  • 0,5% para transportes terraplanagem

Isenção

Há ainda aqueles que estarão livres de prestar conta do tributo. Automóveis de pessoas com deficiências, serviços de táxi ou transporte político, e os veículos que já estão em circulação no mercado há muitos anos. Confira:

  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Veículos rodoviários na categoria táxi;
  • Veículos rodoviários na categoria transporte escolar;
  • Veículos de corpo diplomático (cadastrados e autorizados junto ao governo brasileiro); Veículos com mais de quinze anos de fabricação.

Segundo o IBGE, a capital Porto Velho contabilizou mais de 276,6 mil veículos em 2018. Sendo esses 113,3 mil automóveis, 87,4 mil motocicletas, 27,6 mil caminhonetes, 19,8 mil motonetas, 7,6 mil caminhões, 5.124 reboques, 2.230 semi-reboques, 1.885 ônibus, 1.836 carros utilitários, 1,343 caminhões-trator, 1.262 ciclomotores, 538 microônibus, 118 triciclos, 10 tratores de roda e 10 sidecar.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA RR 2020: pagamento começou no estado

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA