IPVA AM 2020: guias de pagamento estão disponíveis na internet

O ano de 2020 chegou e com ele veio também os impostos fixos que os brasileiros devem pagar, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns estados como o do Amazonas, já disponibilizaram para os seus contribuintes as guias de pagamentos. O acesso ao IPVA AM 2020 pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM).

IPVA AM 2020: guias de pagamento estão disponíveis na internet
IPVA AM 2020: guias de pagamento estão disponíveis na internet

O estado conta com duas alíquotas, a de 3% para os veículos de passeio, comercial leve, veículos de esporte ou corrida e para aqueles que tem capacidade maior que 1.000 cilindradas.

Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas

Já a cobrança de 2% são para os veículos de carga, transporte coletivo, biciclos, triciclos e veículos com capacidade de até 1.000 cilindradas. 

Os valores a serem pagos variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que leva em consideração algumas características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação.

Os proprietários que mais tiveram queda no valor a ser pago pelo IPVA AM 2020 são os que têm carro do modelo Lancer 2.0 GT 2015, com uma queda de 25% no valor de mercado.

Aqueles que realizarem o pagamento antecipado terão direito a desconto que variam entre 5% a 10%. Os amazonenses que pagarem o imposto em cota única ou a primeira parcela até 31 de janeiro, poderão ter desconto de 10%. 

Já aqueles que desejarem estender o prazo para a cota única o desconto é de 5%, este vale também para quem pagar a segunda parcela, ambos até o dia 28 de fevereiro. 

Os condutores que puderem pedir a Lei do Bom Condutor e pagar o imposto antecipado terão até 30% de desconto. 

O estado tem 650 mil veículos em sua frota e pretendem arrecadar neste ano cerca de R$390 milhões com o pagamento do imposto.

Apesar disso, mais de 180 mil motos estão isentas de pagar o IPVA AM 2020. Isso por conta da lei 4.7019/2018, que isentou as cobranças com valor igual ou menor que R$200.

Os contribuintes podem pedir o documento de arrecadação (DAR) na Central de Atendimento ao Contribuinte, que fica no anexo do edifício sede da Secretaria de Estado da Fazenda-SEFAZ, na Avenida André Araújo, 150, bairro Aleixo.

Nas agências localizadas nos municípios do interior do Estado, no Pronto Atendimento ao Cidadão-PAC,na capital e no município de Manacapuru.

O documento pode ser pedido por meio do site da Secretaria Estadual da Fazenda . Acessando a opção Impressão de DAR IPVA. Para o preenchimento do campo é necessário a inserção do número do Renavam do veículo.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!