Certidão do PIS, PASEP e FGTS não pode mais ser solicitado presencialmente

Aqueles que precisam emitir a  certidão do PIS, PASEP e do FGTS para saque, não poderão mais realizar essa solicitação presencialmente. Entenda como essas pessoas farão o pedido a partir das novas regras. 

Certidão do PIS, PASEP e FGTS não pode mais ser solicitado presencialmente
Certidão do PIS, PASEP e FGTS não pode mais ser solicitado presencialmente

Não é de hoje que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está passando os seus serviços para serem resolvidos pelo telefone ou pelo aplicativo.

Veja também: Novo salário mínimo vai aumentar piso do INSS, abono salarial e mais

Agora, aqueles beneficiários que desejam solicitar a certidão do PIS, PASEP e do FGTS, para a retirada do dinheiro das contas, não podem contar mais com o serviço nas agências do órgão.

Para fazer o requerimento é necessário ligar para o telefone 135, se a ligação for realizada de telefone fixo não é cobrada taxa. O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. 

Os segurados podem também realizar o atendimento eletrônico, no site da Previdência, o atendimento está disponível 24 horas.

A regra também é válida para aqueles que desejam atualizar os seus dados da Declaração do Imposto de Renda Direto na Fonte (Dirf) e para aqueles que precisam fazer a solicitação de cópia de processo, os dois casos podem ser feitos por terceiros caso o titular tenha falecido.

Entenda o abono salarial

O PIS é o Programa de Integração Social, pago aos servidores de empresas privadas. Já o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, pago aos servidores públicos do país. 

Ambos são como um 14º salário a ser pago aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. 

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), foi criado pelo governo federal no qual é formada uma reserva para os trabalhadores brasileiros.

O dinheiro do fundo é depositado pelas empresas que descontam 8% do salário bruto do trabalhador para a conta do FGTS. 

O dinheiro do fundo só pode ser sacado se o funcionário for demitido sem justa causa e após esse saque o trabalhador precisará esperar um tempo para poder realizar uma retirada novamente.

A não ser que ele faça a adesão ao saque aniversário, que pode ser feito anualmente, no mês do seu nascimento.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Certidão do PIS, PASEP e FGTS não pode mais ser solicitado presencialmente

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA