Caixa Econômica anuncia linha de crédito imobiliário diferenciada

Brasileiro contará com mais uma opção de crédito imobiliário para financiar o sonho da casa própria. Nessa quinta-feira (2), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que a instituição está desenvolvendo uma linha de crédito sem qualquer tipo de correção. O serviço estará livre das tradicionais taxas por Taxa Referencial (TR) ou IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e promete somar muitos clientes.

Caixa Econômica anuncia linha de crédito imobiliário diferenciada
Caixa Econômica anuncia linha de crédito imobiliário diferenciada
publicidade

Para Guimarães, trata-se de uma “revolução” financeira que poderá ajudar muitos a realizar o sonho de ter o próprio imóvel. Em entrevista, ele informou que o banco está atento as demandas do mercado e desenvolverá novos projetos ainda em 2020.

Leia também: Caixa Econômica pretende ampliar seus serviços; quem vai se beneficiar?

Pedro informou ainda que a medida deve ser lançada em março e que espera uma ótima aceitação dos correntistas. Durante sua fala, reforçou que a Caixa já trabalha com outras formas de financiamento, mas que pela primeira vez proporcionará um serviço totalmente diferente daqueles em circulação no mercado financeiro.

“Faremos uma terceira linha sem correção nenhuma, sem TR e sem IPCA. Isso é importante porque você vai poder contratar crédito imobiliário e saber quanto vai pagar pelos próximos 35 anos. Essa é a melhor taxa possível para a população”, afirmou.

Somente em 2019 a Caixa ofertou mais de R$ 22,813 bilhões de financiamento para construção e compra de imóveis. Os números representam os gastos de janeiro até novembro e equivalem a uma participação de mercado de 32,6%.

O anuncio foi feito por Guimarães na saída do Palácio do Planalto, onde esteve com o presidente Jair Bolsonaro. Ao ser questionado pelos jornalistas sobre qual o assunto da pauta com o parlamentar, ele informou que não havia nada em específico, estariam apenas “jogando conversa fora”.

Demais opções de crédito imobiliário

Uma outra modalidade de crédito que também é administrada pela Caixa é o Minha Casa Minha Vida. O programa social do governo vem passando por reformulações e permitirá que seus cadastrados recebam espécies de vouchers para poder comprar um imóvel já pronto ou escolher as empresas responsáveis pela obra.

Até então, a construção acontecia por meio de contratos do governo com empreiteiras responsáveis pelo planejamento e execução dos condomínios imobiliários. Agora, o brasileiro terá maior liberdade para definir os detalhes de sua residência.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.