Tarifa branca já pode ser aderida; entenda para quem é vantajoso

O consumo de energia em propriedades de todo o país pode ficar mais baixo com a adesão da tarifa branca. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores podem optar pela modalidade para reduzir o valor da conta de luz.

Tarifa branca já pode ser aderida; entenda para quem é vantajoso
Tarifa branca já pode ser aderida; entenda para quem é vantajoso

A decisão pode ser tomada a partir desta quarta-feira (1º). Para realizar a adesão é necessário entrar em contato com a distribuidora local de energia e solicitar a mudança.

Além deste ponto, a empresa responsável pelo fornecimento de energia terá até 30 dias para instalar o novo medidor (sem custo adicional).

Leia também: Compras em free shops terão novo limite neste ano

Ainda é possível optar pelo retorno à tarifa convencional. O prazo para reestruturar ao sistema antigo é de até 30 dias. Mas, para realizar o procedimento é preciso ter carência de 180 dias para o consumidor retornar à tarifa branca se quiser.

Com este método de tarifa, os consumidores podem verificar quais são os horários em que a energia fica mais barata. De acordo com a Aneel, é possível o consumidor reduzir em até 20% o valor da conta.

A agência define os horários nos quais há variação. De 0h às 17h é considerada fora de ponta; Das 17h às 18h: intermediário; Das 18h às 21h: ponta; Das 21h às 22h: intermediário; e Das 22h às 24h: fora de ponta.

Para entender o significado de cada período, a Annel detalha que “Na ponta e no intermediário, a energia é mais cara. Fora de ponta, é mais barata. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta”.

A orientação para os consumidores que optam pelo uso da tarifa branca é, antes de tudo, saber quais são os horários no qual consome mais energia. Segundo a Aneel, vale a pena optar pela tarifa branca somente se consumir mais energia nos horários fora de ponta.

Agência explica que uma decisão equivocada poderá aumentar o valor da conta de luz. Ou seja, se optar pela tarifa branca e o consumo for maior nos horários intermediário e de ponta, a conta de luz vir mais alta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!