CNH gratuita é divulgada mas tem verdade revelada; entenda

Está circulando pelo Whatsapp uma corrente sobre o programa CNH Social 2020, no qual o irá oferecer carteiras nacionais de habilitação gratuitamente para aqueles que realizassem um cadastro. Porém, essa oferta de CNH gratuita é na verdade, uma forma que foi utilizada para roubar dados dos usuários, conforme verificado pelo portal Aos Fatos.

Divulgação de CNH gratuita é na verdade roubo de dados; veja!
Divulgação de CNH gratuita é na verdade roubo de dados; veja!

O link que está sendo compartilhado na rede social Whatsapp para que os interessados façam o cadastro falso, é apontado pelo laboratório de análise de segurança digital (DFNDR LAB) como malicioso. 

O link leva os usuários para um site que apresentam selos falsos de segurança, já que os selos presentes no site são apenas imagens e não podem ser clicadas para verificar a veracidade.

Leia também: CNH Social Goiás surpreende em número de vagas

No portal, o usuário precisa realizar o preenchimento de um formulário com suas informações como nome, e-mail e cidade.

A mensagem também diz que há 128 vagas disponíveis para a emissão da CNH gratuita em uma cidade que não existe no país.

Por fim, foi pedido que o conteúdo da corrente fosse compartilhado no WhatsApp para pelo menos cinco pessoas ou grupos com o intuito de verificar se o usuário não era um “sistema automatizado”.

O Portal aos Fatos, entrou em contato com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para verificar se a mensagem é confiável.

O órgão informou que esses programas são oferecidos por iniciativas de governos estaduais, como ocorre no estado do Espírito Santo e de Goiás. E as inscrições são realizadas pelos sites do Detran dos estados.

O único programa nacional para habilitação sem custo para os jovens de baixa renda do país, existe desde o ano de 2015. E foi criado pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), sem vínculo direto com o governo.

As instituições oferecem gratuitamente a carteira de categoria B para os jovens de baixa renda. No momento, o programa está com inscrições suspensas e não há previsão de abertura de novas vagas.

A corrente falsa sobre a CNH gratuita não está sendo compartilhada apenas no Whatsapp, mas também no Facebook.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!