CNH Social Goiás surpreende em número de vagas

Moradores do estado de Goiás podem participar do programa CNH Social, que oferece à pessoas de baixa renda a oportunidade de tirar Carteira Nacional de Habilitação de graça. As inscrições já estão abertas.

CNH Social Goiás surpreende em número de vagas
CNH Social Goiás surpreende em número de vagas

Nesta edição foram oferecidas 2 mil vagas. Os números impressionam. Já o governo, observando o alto índice de procura, busca beneficiar entre 2020 e 2022 cerca de 8 mil pessoas com a CNH Social. A lei foi sancionada no último dia 13 de novembro pelo Governo do Estado.

Com a abertura das inscrições, no dia 5 de dezembro, o governo detalha que em apenas uma hora, foram recebidas mais de 3 mil inscrições.

Leia também: Inscrições para CNH Popular em GO vão até 2020

Podem participar do programa jovens de 18 a 25 anos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Entre os critérios gerais, é necessário ter realizado todo o ensino médio em escola pública e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição.

A nota do exame poderá servir como um dos critérios de seleção. Além desses pontos, o processo de adesão ao programa é dividido em dois fluxos, estabelecendo entre eles critérios específicos.

Categorias CNH Social

  • Modalidade Urbana

Aplicáveis para jovens com idade superior a de 21 anos. Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e comprovar a conclusão do ensino fundamental. Ainda é necessário morar na região urbana.

  • Modalidade Rural

Nesta categoria é preciso apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ter 21 anos e ter concluído o ensino fundamental.

Além destes critérios, é necessário que não tenham praticado nos últimos 12 meses, antecedentes à inscrição, qualquer infração de trânsito considerada gravíssima ou grave e, também, não ser reincidente em infração média.

Os benefícios do CNH Social se aplicam a isenção nas taxas do Detran-GO, gratuidade nos exames médicos e psicológicos. A licença de aprendizagem, inclusão de Renach e agendamento de provas teórica e prática também serão gratuitos. Beneficiados ainda recebem curso teórico e prático, com três retestes.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, o processo de retirada da habilitação é de R$ 1,3 mil para categoria A e R$ 1,6 mil para B – sem reteste.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!