Novas regras do cheque especial começam a valer dia 6

A primeira semana de janeiro já será de mudanças financeiras para os brasileiros. A partir da próxima segunda-feira (6), passará a entrar em vigor as novas regras do cheque especial. Após decisão do Banco Central, ficou definido que os correntistas terão que pagar taxas mensais fixas por causa da modalidade de crédito, tendo utilizado ou não o fundo.

Novas regras do cheque especial começam a valer dia 6
Novas regras do cheque especial começam a valer dia 6

Atualmente, só paga pelo cheque especial aqueles que precisam utilizar seus valores. Entretanto, nas próximas semanas a cobrança começará a ser feita mensalmente, de forma fixa e o valor irá variar de acordo com o limite de cada conta.

Leia também: Bancos digitais receberão parceria para venda de criptomoeda

Primeiramente, a cobrança só entrará em vigor para aqueles que criarem novas contas. Já os correntistas antigos, terão até o dia 1 de junho para notificarem seus bancos se desejam ou não reduzir o limite de seus fundos para poder se livrar do pagamento.

O valor será de 0,25% do limite que exceder R$ 500. Cada cliente terá o saldo pré aprovado nessa quantia e não precisará pagar a taxa. Porém, se solicitar um valor acima do estipulado a tarifa incidirá sobre a quantia excedente.

O BC informou que as demais instituições financeiras têm até o mês de junho para informar as mudanças aos seus clientes. O recomendável é que o comunicado seja enviado até 30 dias antes da primeira cobrança.

Fim dos juros nas novas regras do cheque especial

A cobrança do cheque especial está relacionada a decisão de for fim aos juros na modalidade. A partir do dia 6, todas as instituições financeiras não poderão exigir taxas acima de 8% ao mês, o que equivale a 151,8% ao ano.

Somente em novembro, os juros do cheque especial foram de 12,4% ao mês, 306,6% ao ano.

A decisão da limitação dos juros do cheque especial foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de novembro.

Ao divulgar a medida, o BC alegou que as mudanças visam tornar o cheque especial mais eficiente e também menos regressivo. Além disso, irá corrigir a falhas de mercado para a modalidade de crédito.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil já se posicionou sobre tais mudanças e informou que não cobrará tarifas extras aos seus clientes em 2020. Mesmo com o anuncio da limitação dos juros, a instituição disse que ao optar pela isenção objetivará fortalecer sua relação com os clientes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.