IPTU 2020: Aracaju iniciou a entrega dos carnês para pagamento

Os moradores da capital de Sergipe devem ficar atentos, pois os carnês de pagamento do IPTU Aracaju 2020 começaram a ser entregues nessa segunda-feira (30). Para o próximo ano, o tributo contou com um reajuste de 3,22% em comparação a 2019. As cobranças começam a ser realizadas a partir do mês de janeiro e se estenderão em caso de parcelamento.

IPTU Aracaju 2020: começou a entrega dos carnês
IPTU Aracaju 2020: começou a entrega dos carnês

Quem optar pela tarifa única terá um desconto de 7,5% no valor total e precisará encerrar o débito até o próximo dia 15. Em caso de dívidas anteriores com o município, haverá também um desconto de 2,5% para poder finalizar a pendência.

Leia também: Boleto do IPTU 2020 começa a ser entregue nas principais capitais

Já os proprietários que desejarem parcelar, a data de vencimento do primeiro mês será no dia 5 de fevereiro e nos demais dias 5 dos meses seguintes.

Há a chance de dividir o IPTU Aracaju 2020 em até 10 vezes, desde que a parcela tenha um valor mínimo de R$ 93. Nesse caso, os contribuintes não contarão com descontos.

Consulta online IPTU Aracaju 2020

Além dos boletos físicos, a partir dessa quarta-feira (01), será possível ter acesso ao carnê digital. Para isso, basta acessar o site da prefeitura de Aracaju e emitir o documento.

Ao entrar no portal, procure pela opção serviços e impostos, selecione a aba pagamento de IPTU e ao informar o número de registro do imóvel você poderá baixar o boleto.

É preciso ficar atento as possibilidades de isenção. Em abril deste ano, o prefeito Edvaldo Nogueira aprovou a lei de ampliação do limite do IPTU.

Os contribuintes que recebem até dois salários mínimos e sejam proprietários de imóveis avaliados em até R$ 160 mil estão livros do tributo.

“Nós estamos finalizando as análises dessas isenções mas, quem ainda não teve o pedido analisado e teve isenção no ano passado, ela continua mantida, não tem nenhum prejuízo. Quando concluirmos esse trabalho, deveremos estar com um entorno de 50 mil imóveis isentos em Aracaju”, informou o secretário municipal da Fazenda Jeferson Passos.

Valores

Os valores variam de acordo com a localização e avaliação financeira/imobiliária do imóvel. Quanto mais caro e cobiçado o terreno, maior será a cobrança do imposto. Para calcular o valor final, o município leva em conta as alíquotas e preço de venda do espaço.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.