IPVA AL 2020: consulta ao boleto e calendário disponíveis

Motoristas de Alagoas já devem começar a se programar para quitarem a primeira parcela do IPVA AL 2020. Essa semana, a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) liberou o calendário de pagamento do tributo. A prestação de contas começa no dia 31 de janeiro e se estenderá até o mês de junho.

IPVA AL 2020: consulta ao boleto e calendário disponíveis
IPVA AL 2020: consulta ao boleto e calendário disponíveis

Os proprietários dos imóveis que optarem pela parcela única deverão encerra-la até o dia 31 de janeiro e serão contemplados com 10% de desconto. Já quem preferir dividir, poderá pagar o imposto em até 6 vezes, entretanto não terá diminuição no valor.

Leia também: IPVA 2020: tire suas dúvidas antes de pagar o imposto

Para o IPVA AL 2020, a cobrança será 3,54% mais barata em comparação a 2019. A queda deve ser associada a desvalorização dos veículos que estão com um preço menor no mercado. Já as alíquotas serão as mesmas aplicadas esse ano.

Calendário IPVA AL 2020

O cronograma segue como base o último número da placa, a fim de não super lotar as agências bancárias na hora do pagamento.

Como calcular?

Para poder definir o valor exato, a sefaz leva com consideração o valor venal do veículo multiplicado pela alíquota imposta. Veja o exemplo:

  • Valor venal do veículo (exemplo): R$ 20.050
  • Alíquota: 3%
  • Cálculo: 20.050 x 0,03 = R$ 601,5 é o valor que será cobrado no IPVA.

Alíquotas para cálculo do IPVA 2020

CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO ALÍQUOTA
Ônibus Ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações 1%
Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares Até 50 cilindradas 0%
Não superior a 150 cilindradas cúbicas 2%
Potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas 2,75%
Potência acima de 400 cilindradas cúbicas 3,25%
Automóvel de passageiro, de carga ou misto Potência de até 80 hp 2,75%
Potência de 81 hp até 160 hp 3%
Potência acima de 160 hp 3,25%
Veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja a energia elétrica 1,5%

Fonte: Portal G1/Sefaz/AL

Acesso aos boletos do IPVA AL 2020

Além do envio por meio dos Correios, os contribuintes poderão ter seus boletos de pagamento acessando o site da Secretaria da Fazenda.

Após abri-lo, basta ir até a página “Espaço do contribuinte”. Escolher a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”. Ao informar o Renavam e placa, o carnê será disponibilizado para impressão.

Outra informação importante é que o estado dará reajustes e descontos para aqueles que utilizarem os créditos da Nota Fiscal Cidadão (NFC).

Para isso, é preciso entrar no site da NFC e solicitar o abatimento até hoje (30). O veículo só terá acesso ao benefício se estiver no nome do usuário cadastrado na campanha.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA AL 2020: consulta ao boleto e calendário disponíveis

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA