Funcionamento dos bancos nesta semana serão diferenciados; confira!

Se você ainda tem alguma pendência bancária que precisa ser resolvida em 2019 fique atento. Essa segunda-feira (30), é o último dia do ano em que as agências estarão abertas para atender ao público. O horário de funcionamento dos bancos será normal, entretanto a partir de amanhã (31) todas as unidades estarão fechadas.

Funcionamento dos bancos nesta semana serão diferenciados; confira!
Funcionamento dos bancos nesta semana serão diferenciados; confira!

Ao longo do dia, todos os serviços tradicionalmente resolvidos nos bancos poderão ser realizados. Pagamentos, depósitos, empréstimos, saques e demais solicitações estarão sendo realizadas até o fim do expediente.

Acesse também: Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

Já nessa terça-feira (31) e na quarta-feira (01) as unidades estarão fechadas. As atividades voltarão a funcionar a partir de quinta-feira (02), com horário de expediente normal e todas as operações bancárias.

As informações foram divulgadas e conformadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Funcionamento dos bancos para pagamentos

Quem precisar encerrar algum débito que tenha como prazo o dia 31 de dezembro ou 1 de janeiro pode ficar tranquilo, pois os valores serão aceitos no dia 2 sem cobranças extras e multas.

As instituições financeiras não irão considerar os próximos dois dias como dias úteis, sendo assim qualquer prazo será reparado para quando as mesmas retornarem ao serviço.

Há também a possibilidade de deixar os débitos agendados por meio dos aplicativos dos bancos ou nos próprios caixas eletrônicos.

A Frebaban relembra que, mesmo com as unidades físicas fechadas, os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras estarão funcionando.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, explicou o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Principais serviços em 2020

Ao retornar as atividades, espera-se um grande fluxo de pessoas nas agências para poderem resolver questões relacionadas a pagamentos como o IPTU e o IPVA. Impostos tradicionalmente cobrados nessa época do ano.

Além disso, nas unidades da Caixa Econômica Federal se espera também um grande número de pessoas que ainda não realizaram saque da modalidade imediata do FGTS. O pagamento do benefício estará ocorrendo até o dia 31 de março e deve ser feito em alguma unidade da lotérica ou na Caixa, exclusivamente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.