Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

As maiores instituições financeiras do Brasil estenderam até o final deste mês as condições especiais para a renegociação de dívidas com os bancos. Embora a Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira já tenha sido oficialmente encerrada. 

Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens
Negociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

Os bancos que estão participando são: Banco do Brasil, Banco BV, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander.

Mesmo com o fim do prazo esses bancos continuam oferecendo aos seus clientes cerca de 65% de descontos e também o pagamento em até 58 parcelas para aqueles devedores que desejarem realizar a negociação dos débitos.

Leia também: Saiba o que fazer caso caia na malha fina do Imposto de Renda

De acordo com o Banco Central (BC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 820 mil pessoas participaram do mutirão para negociar dívidas com os bancos.

O volume, ainda segundo os órgãos responsáveis, foi de R$ 4,5 bilhões. Esse valor representa cerca de 62% mais do que é registrado em uma semana padrão de atendimento nos bancos.

O mutirão foi realizado entre os dias 2 a 6 de dezembro. Esse foi o primeiro dos mutirões que estavam previstos no acordo entre o Banco Central e a Febraban, que foi assinado no mês de novembro.

Além de renegociar as dívidas os clientes tiveram acesso a orientações sobre educação financeira.

Com isso, mais de 560 mil pessoas conseguiram ter acesso ao vídeo de educação financeira nas agências bancárias que estavam participando do programa.

O vídeo que traz essa educação aos brasileiros também obteve sucesso na internet, com cerca de 173 milhões de visualizações.

Para atender essa demanda, cerca de 329 agências bancárias funcionaram durante o mutirão em horário estendido até às 20 horas, em diversos estados do Brasil e no Distrito Federal.

Mesmo com isso, a renegociação das dívidas poderia ser feita em outros canais dos bancos, como por exemplo, os canais digitais e na plataforma do consumidor do governo Federal.

Os órgãos ainda estão estudando e definindo qual será a próxima data para a Semana de Renegociação e Orientação Financeira, para que haja mais acordos de dívidas e atinja mais pessoas que ainda estão inadimplentes.