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Após lançar o aplicativo Meu INSS, o Instituto Nacional de Seguro Social notou diversas mudanças no serviços. E informou que no próximo ano outras propostas mais tecnológicas farão parte do atendimento do INSS.  

Cresce atendimento do INSS por meio digital; entenda o impacto deste uso!
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Com o uso frequente da tecnologia pela população, o INSS resolveu utilizá-la ao seu favor, com isso o órgão começou a oferecer 90 de seus 96 serviços por meio da internet. No aplicativo e site Meu INSS

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo o procurador federal e presidente do INSS, Renato Vieira, anunciou novas mudanças para o próximo ano.

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Segundo Vieira, em 2020 essas transformações terão como foco realizar a modernização do atendimento do INSS. Isso faria com que o órgão desembolsasse menos já que seria possível reduzir o quadro de servidores. Atualmente, o INSS conta com 23.000 funcionários.

Depois da aprovação da reforma da previdência, essa modernização nos serviços foi importante para o instituto já que isso desafogou a lotação de beneficiários nas agências de atendimento.

O presidente, revelou que as agências que ficarem ineficientes serão fechadas. Além disso, o projeto é que no próximo ano os serviços como biometria e reconhecimento facial que são feitos nas agências físicas sejam realizadas pelo aplicativo.

“As necessidades da sociedade mudaram desde a década passada e até 2019,2020. Com a tecnologia, diversas outras instituições se transformaram. O melhor exemplo são as instituições financeiras. Os bancos passaram por um amplo processo de transformação digital desde 20 anos para cá”, disse o procurador ao veículo.

Desde o mês de Maio, o INSS tem realizado essa reorganização em seus serviços e tem oferecido cerca de 100% de seus serviços por meio da internet.

Mesmo que boa parte da população não tenha acesso a internet o número de atendimento do INSS prestados por meio do aplicativo é alto. Em outubro de 2019 90% das solicitações foram feitas no Meu INSS. 

Neste mês de dezembro o INSS registrou um total de serviços prestados por telefone, ou seja, pelo 135 de 287,9 mil. Os dados apresentados apontam ainda que apenas 10% dos serviços foram realizados presencialmente, com 82,4 mil solicitações de benefícios nas agências do INSS.

Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.