Metas financeiras para 2020: como criá-las e ter resultados

O final do ano chegou e com ele vem as metas financeiras para 2020. Alguns prometem entrar na academia, outros que irão ter uma vida saudável e há também o pessoal que se preocupa com o dinheiro e promete cuidar melhor dele. Porém, muitas pessoas fazem isso apenas durante algum tempo e depois desistem. Entenda como criar essas metas, seguir, e ter resultados.

Metas financeiras para 2020: como criá-las e ter resultados
Metas financeiras para 2020: como criá-las e ter resultados

Um dos principais problemas para realizar essas listas de metas é que quase sempre colocamos os nossos objetivos muito altos.

Veja tambémNegociar dívidas com os bancos até esse mês traz vantagens

Algumas pessoas querem juntar um valor alto de dinheiro e nem sabem como será o orçamento para o próximo ano e se com ele será possível alcançar a meta. 

Na hora de montar suas metas é preciso seguir o método SMART, para que assim se tenha resultados melhores ao fim de seu prazo. Cada uma dessas letras, é uma característica do objetivo.

Como criar metas financeiras para 2020

As informações são baseadas na reportagem divulgada pelo Jornal Valor.

  • S: ser específico (specific)

Traçar as metas de forma específica, pois, quitar as dívidas ou guardar dinheiro são muito abrangentes. O ideal é que você estipule uma data para que isso aconteça e o que será necessário para alcançar.  

Por exemplo, vou quitar minhas dividas em 4 meses, fazendo R$500 reais de dinheiro extra por mês. 

  • M: seja mensurável (measurable)

Esse método é utilizado para visualizar se estão conseguindo atingir suas metas no tempo estipulado. Ou seja, se você determinou que precisa fazer R$500 extras, se você fizer menos, a sua meta será adiada.

  • A: ser atingível (attainable)

Estipular metas financeiras que devem ser realizadas em pouco tempo e devem poupar muito recurso, será muito difícil de ser atingido. Afinal, ninguém ganha muito dinheiro em pouco tempo. 

Então na hora de definir os seus objetivos é preciso ser franco. É melhor definir uma meta modesta e conseguir manter ela durante o ano, do que colocar metas muito altas e se frustrar por ter que desistir ou por não ter conseguido cumprir. 

  • R: seja relevante (relevant)

Veja se as metas que você está traçando são realmente necessárias ou se elas são apenas metas. 

Para que você se mantenha firme em seu objetivo é preciso que seus objetivos sejam realmente perseguidos, pois se não tiver uma motivação ela será facilmente esquecida ou até deixada de lado.

  • T: tenha um tempo para as metas (time based)

Ter uma data é essencial, já que sem estipular esse prazo, nós temos a probabilidade de enrolar e no final acabamos não seguindo essas datas. Os cronogramas são importantes para manter o foco no objetivo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Metas financeiras para 2020: como criá-las e ter resultados

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA