IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos

Moradores da cidade de São Paulo devem ficar atentos aos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nessa terça-feira (24), a prefeitura do município publicou, por meio do Diário Oficial, o valor do reajuste do tributo. O IPTU São Paulo 2020 terá uma modificação de 3,5% e oferecerá até 3% de desconto para aqueles que optarem pela parcela única.

IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos
IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos

O calculo do valor é definido a partir da inflação e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulados nos últimos doze meses. Até o mês de novembro a taxa anual estava em 3,27%.

Veja também: IPVA SP 2020 traz condição especial para modalidade de pagamento; entenda!

O calendário de pagamento ainda não foi publicado, mas segundo a prefeitura será liberado nas próximas semanas. Normalmente, o tributo pode ser quitado de uma vez ou parcelado ao longo do ano.

Os valores das cobranças variam de acordo com a localização e valorização financeira do imóvel. Quanto maior e melhor avaliado o terreno ou propriedade, mais caro será o IPTU São Paulo 2020.

Consulta IPTU São Paulo 2020

Quem desejar acessar os carnês de pagamento online, antes do recebimento do boleto, realizado pelos Correios, pode ter acesso por meio do site da prefeitura.

Basta ir até a página de impostos, selecionar a opção IPTU e com a numeração do imóvel, conferir as cobranças e prazos de pagamento.

Onde pagar?

Os boletos podem ser quitados pelos aplicativos bancários e demais agências. No caso de quem desejar pagar online, basta informar o código de barras e aprovar a transição. É importante guardar o comprovante em caso de possíveis problemas, erros ou desvios.

Quem ainda estiver em dívidas com o IPTU deste ano, o aconselhável é quitar o valor antes de acumular com as novas parcelas. É válido relembrar que o atraso resultará em multas e juros, além disso, o proprietário do imóvel ficará sujeito a ter seu nome publicado na dívida ativa.

Em algumas cidades há a chance de renegociar os valores por meio de programas de incentivo fiscal ou sustentável, como o IPTU Verde e a Nota Fiscal.

Moradores que comprovem ações ecológicas em seu município ou participem do programa de notinhas através do cadastro do CPF podem ter descontos no pagamento notal do tributo. Para saber se tem direito, basta entrar em contato com a prefeitura e verificar se as ações estão válidas na região.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile