IPVA SP 2020 traz condição especial para modalidade de pagamento; entenda!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é um dos impostos que são colocados como gasto fixo no início de ano dos brasileiros. Os contribuintes paulistas receberão um desconto no IPVA São Paulo 2020 que pode ser vantajoso, segundo especialista.

Desconto no IPVA São Paulo 2020 pode ser vantajoso; entenda!
Desconto no IPVA São Paulo 2020 pode ser vantajoso; entenda!

Os contribuintes que realizarem o pagamento do imposto à vista, em janeiro, terão um desconto de 3% sobre o valor total. 

Já aqueles que quiserem pagar à vista, mas no mês de fevereiro, não terão o desconto. É possível parcelar o imposto em três parcelas iguais.

Veja também: IPTU São Paulo 2020 tem acréscimo anunciado pela Prefeitura

Em entrevista ao portal R7, o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Teixeira, explicou a vantagem de realizar essa quitação de uma única vez. 

“Com a queda da Selic [taxa básica de juros que está em 4,5% ao ano], se a pessoa optar por investir o dinheiro do pagamento total do IPVA e fazer quitação parcelada, não ganhará nada ou terá poucos rendimentos. Por que correr o risco de assumir outros compromissos e ter dificuldade para pagar depois?”, questiona Teixeira.

Os contribuintes que estiverem endividados é ideal realizar o parcelamento, para que não precisem entrar no cheque especial e virar uma bola de neve de dívidas.

O economista ainda disse que a solução em cota única é a mais indicada para contribuintes pouco organizados, que ao longo do ano podem esquecer de quitar seu débito. E acabarão endividados ou caindo no cheque especial.

Neste ano, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado o IPVA São Paulo 2020 ficará em média 3,5% mais barato para os paulistas.

A redução leva em conta a queda nos preços de venda dos veículos, conforme o divulgado pela tabela FIPE, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A pesquisa apontou que os preços caíram em 4,17% na venda de camionetas e utilitários, 3,97% nos automóveis, 3,8% a menos na venda de ônibus e microônibus.

Houve uma queda de 2,39% na venda de caminhões e de 2,27% nas motos. Tudo isso comparado ao ano anterior, de 2018. 

Além disso, as alíquotas também não foram alteradas. Os proprietários de veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis pagarão 4% sobre o valor venal do modelo. Agora, os veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás têm alíquota de 3%.

Já as picapes cabine dupla pagam 4%. E utilitários, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2%, os caminhões pagam 1,5%.

O Estado de São Paulo conta com cerca de 25,8 milhões de veículos. Deste montante, cerca de 17,5 milhões irão recolher o imposto e outros 7,9 milhões ficarão isentos, por conta de terem mais de 20 anos de fabricação.

O estado tem a expectativa de arrecadar R$16,9  bilhões com o IPVA São Paulo 2020.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA SP 2020 traz condição especial para modalidade de pagamento; entenda!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA