IPTU São Paulo 2020 tem acréscimo anunciado pela Prefeitura

Nesta terça-feira (24), véspera de natal, a prefeitura de São Paulo deu um anúncio não tão bom aos seus moradores. Comunicando que o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU São Paulo 2020, sofrerá um reajuste a partir do próximo ano, conforme o decreto do prefeito Bruno Covas. 

IPTU São Paulo 2020 tem acréscimo anunciado pela Prefeitura
IPTU São Paulo 2020 tem acréscimo anunciado pela Prefeitura

O aumento foi publicado no Diário Oficial do Município, com isso, o imposto terá um reajuste de 3,5% para 2020. 

O valor a ser pago é calculado por meio da inflação – Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – acumulada de doze meses. E considerou os valores até novembro, que ficou em 3,27% neste ano.

Leia também: IPTU 2020: quais os riscos de não pagar?

Os contribuintes que pagarem o IPTU São Paulo à vista, ou seja, tudo de uma única vez no dia de vencimento da primeira parcela, terão um desconto de 3% no valor.

A prefeitura também havia realizado um reajuste de 3,5% para o início deste ano de 2019, porém cerca de 90 mil contribuintes receberam o seu boleto com um aumento de mais de 50% no imposto. 

Após isso, o prefeito voltou atrás e colocou uma trava para que o imposto não pudesse aumentar mais que 10%. E também não cobrou a dívida desses 90 mil contribuintes.

Bruno Covas aprovou no início do mês uma lei que isenta de impostos as escolas de samba e as entidades que organizam o desfile das escolas de carnaval no Sambódromo do Anhembi. Essa lei não tem validade para as organizações de carnaval de rua do município.

O IPTU São Paulo 2020 é um imposto cobrado pelo governo municipal. E incide sobre todos aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

A quantia cobrada de imposto varia de acordo com a alíquota aplicada sobre o valor venal do imóvel. O preço da propriedade é registrado na prefeitura, e considera tamanho, saneamento, localização e etc. 

Apesar desse aumento no município paulista, os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros pelo período de inadimplência. 

O contribuinte também não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

Para antecipar o recebimento do IPTU São Paulo, e consultar o valor a ser pago com o imposto. Basta acessar o site da Prefeitura Municipal e inserir o número de inscrição do imóvel, presente no carnê de pagamento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!