IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos

Moradores da cidade de São Paulo devem ficar atentos aos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nessa terça-feira (24), a prefeitura do município publicou, por meio do Diário Oficial, o valor do reajuste do tributo. O IPTU São Paulo 2020 terá uma modificação de 3,5% e oferecerá até 3% de desconto para aqueles que optarem pela parcela única.

IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos
IPTU São Paulo 2020: confira calendário e descontos

O calculo do valor é definido a partir da inflação e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulados nos últimos doze meses. Até o mês de novembro a taxa anual estava em 3,27%.

Veja também: IPVA SP 2020 traz condição especial para modalidade de pagamento; entenda!

O calendário de pagamento ainda não foi publicado, mas segundo a prefeitura será liberado nas próximas semanas. Normalmente, o tributo pode ser quitado de uma vez ou parcelado ao longo do ano.

Os valores das cobranças variam de acordo com a localização e valorização financeira do imóvel. Quanto maior e melhor avaliado o terreno ou propriedade, mais caro será o IPTU São Paulo 2020.

Consulta IPTU São Paulo 2020

Quem desejar acessar os carnês de pagamento online, antes do recebimento do boleto, realizado pelos Correios, pode ter acesso por meio do site da prefeitura.

Basta ir até a página de impostos, selecionar a opção IPTU e com a numeração do imóvel, conferir as cobranças e prazos de pagamento.

Onde pagar?

Os boletos podem ser quitados pelos aplicativos bancários e demais agências. No caso de quem desejar pagar online, basta informar o código de barras e aprovar a transição. É importante guardar o comprovante em caso de possíveis problemas, erros ou desvios.

Quem ainda estiver em dívidas com o IPTU deste ano, o aconselhável é quitar o valor antes de acumular com as novas parcelas. É válido relembrar que o atraso resultará em multas e juros, além disso, o proprietário do imóvel ficará sujeito a ter seu nome publicado na dívida ativa.

Em algumas cidades há a chance de renegociar os valores por meio de programas de incentivo fiscal ou sustentável, como o IPTU Verde e a Nota Fiscal.

Moradores que comprovem ações ecológicas em seu município ou participem do programa de notinhas através do cadastro do CPF podem ter descontos no pagamento notal do tributo. Para saber se tem direito, basta entrar em contato com a prefeitura e verificar se as ações estão válidas na região.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.