Cartão de crédito Itaú surpreende usuários com mudança de limite

Ter um cartão de crédito proporciona a diversos brasileiros a oportunidade de realizar compras parcelas e ter um investimento à mais para a aquisição de produtos e serviços. O cartão de crédito Itaú, por exemplo, oferece limite a depender do uso do cliente e das condições financeiras.

Cartão de crédito Itaú surpreende usuários com mudança de limite
Cartão de crédito Itaú surpreende usuários com mudança de limite

É esperado o aumento de limite com o uso do cliente e melhora nas condições de compra. Mas, indo na contra-mão deste fluxo, o Banco Itaú tem surpreendido alguns usuários com a redução do limite nos cartões de créditos.

Leia também: Maquininha de cartões Rede expande programa de isenção

A decisão não é tão comum, por isso a estranheza. A redução no limite normalmente acontece quando o cliente entra em serviços de proteção de crédito, a exemplo do SPC e Serasa.

Quando observada a ação, o banco detalha dois possíveis motivos que levaram a gigante financeira a realizar a modificação no limite do cartão de crédito Itaú. “Sim. O limite do cartão de crédito pode ser reduzido atendendo à sua solicitação ou por decisão do banco”, enfatiza a rede.

O cliente pode optar pela redução do limite em casos no qual teve alterações na renda. Este procedimento é comum para que não haja problemas financeiros quando o limite de cartão de crédito é maior que a renda obtida mensalmente, ocasionando assim, um atraso no pagamento.

Neste método o banco detalha que a solicitação pode ser realizada a qualquer momento. O mesmo explica que para realizar o procedimento é só acessar a sua conta-corrente, com agência, conta e senha eletrônica, ou acessar o cartão, com número e senha de 4 dígitos do cartão de crédito, e digitar a frase “atendimento online” no campo de busca.

Já nas decisões no qual o banco realiza a redução o Itaú observa que esta ação é feita mediante a comunicação anterior. “O banco pode fazer a redução de limite do cartão e você será comunicado antes, como combinado nas Condições Gerais do Contrato de Cartão de Crédito”, explica.

Para tomar essa atitude, o banco detalha que realiza a observação em diversos fatores, a exemplo atraso no pagamento das faturas, pagamento parcial das faturas, endividamento em outros produtos de crédito no Itaú e nas demais instituições.

Além destes pontos, o banco informa que o controle de gastos junto com a redução do limite são maneiras de ajudar a prevenir o endividamento.