Mutirão de bancos alcançou número impressionante em negociações

Em dezembro bancos de todo o país ofereceram aos seus clientes a oportunidade de renegociar dívidas durante a Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira. Os números de participações alcançaram índices impressionantes.

Mutirão de bancos alcançou número impressionante em negociações
Mutirão de bancos alcançou número impressionante em negociações

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central (BC), mais de 820 mil pessoas participaram do mutirão. Os números foram divulgados no útilmo dia 23.

O total representa um crescimento de 62% em relação ao registrado em uma semana padrão nos bancos. Os valores em renegociação chegam a R$ 4,5 bilhões.

Leia mais: Feirão para renegociar dívidas com bancos tem novo prazo para terminar

Durante a inciativa, as redes ofereciam descontos de em média 65%. Já o prazo para pagamento da dívida era oferecido em até 58 parcelas.

O diretor de Educação Profissional e Financeira da Febraban, Fabio Moraes, destacou em nota divulgada à imprensa que a ação foi um sucesso. Sendo considerado o número de pessoas que foram aos bancos maior que 59% que a média para o período.

Segundo avaliação interna realizada pelos idealizadores, a iniciativa obteve um diferencial quando colocado o foco em educação financeira.

“Foram produzidos um vídeo e um folder especialmente para a Semana, com dicas para organizar e equilibrar o orçamento doméstico em uma linguagem simples e direta”, destaca o BC e Febraban.

Destaca-se que mais de 560 mil pessoas tiveram acesso ao vídeo de educação financeiras nas agências bancárias das instituições no qual participaram da iniciativa. O vídeo ainda foi visualizado mais de 173 milhões de vezes na internet.

Para atender a alta demanda provocada pelo mutirão, 329 agências bancárias nas capitais de todas as unidades federativas funcionaram com horários estendidos até às 20h. Mas, ainda assim, a renegociação poderia ser feita em outros canais e nas agências em horários normais de funcionamento.

A iniciativa foi prorrogada por alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal e o Santander, e segue até o final de dezembro oferecendo condições especiais para renegociação e taxas de juros reduzidas.

A semana de ação de negociação aconteceu entre os dias 2 e 6 de dezembro. Ainda é esperado outro evento igual a este. O BC e a Febraban estão definindo a data da próxima Semana de Renegociação e Orientação Financeira.

Participaram da iniciativa os seguintes bancos: Banco BV (ex-Votorantim), Banco do Brasil, Banco Pan, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco, Safra e Santander.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!